Um relatório do CFA, associação global de profissionais de investimento, mostrou que 69% dos investidores de varejo estão interessados em produtos e ações sustentáveis, mas apenas 10% de fato aplicam o seu dinheiro desse jeito.
LEIA TAMBÉM
Como o varejo tem se preparado para atender a Geração Z?
6 tendências de inovação mapeadas na APAS SHOW 2022
Mas, como adotar uma postura ecologicamente correta dentro das estratégias para o supermercado? Medidas simples, no dia a dia, podem trazer excelentes resultados. Confira cinco dicas do Getulio Humberto Piloneto, gerente comercial do Viasuper, software de gestão da Viasoft para o varejo supermercadista, atacarejos, centrais de compras e sacolões:
Opte pela reciclagem
Garantir que materiais utilizados dentro do supermercado sejam descartados corretamente é uma das práticas mais essenciais para cuidar do ambiente. Além de ser uma postura sustentável, essa estratégia pode garantir retorno financeiro.
Promova o desperdício zero
Evitar o desperdício é uma premissa de quase toda a operação varejista. É importante perceber quantos quilos de mercadoria são jogados fora, por exemplo, para que esse tipo de estratégia seja assertiva.
Para isso, invista em práticas que promovam o desperdício zero:
- Produtos bons, mas próximos da data de validade podem ser comercializados dentro de uma promoção vantajosa com descontos ou, até mesmo, doados para instituições beneficentes;
- Aposte em compostagem para produtos que já venceram ou estragaram. Essa é uma boa ação sustentável;
- Otimize a análise e controle de estoque. Ao considerar a quantidade certa de reposição, baseando-se em previsão de demandas e análises de público, é adquirido somente o necessário, o que evita prejuízos com mercadoria vencida e impossível de ser comercializada.
Incentive o uso de ecobags
O uso de sacolas plásticas representa um grande perigo para toda a natureza, principalmente aos ecossistemas marinhos. Nesse sentido, muitos países e cidades do mundo já aboliram o uso desse material. As sacolas reutilizáveis – as famosas ecobags – já são uma realidade em diversos lugares do mundo e também aqui no Brasil. É possível até mesmo vendê-las dentro do supermercado, o que pode ser extremamente positivo para realizar uma parceria com costureiros, por exemplo. Ajuda o meio ambiente e incentiva o empreendedorismo.
Considere a energia solar
Investir em painéis solares pode ser uma excelente estratégia para economizar na energia elétrica e otimizar os investimentos do estabelecimento.Além de ser ecologicamente correto, eles representam um grande ativo que pode oferecer um retorno financeiro significativo.
Promova o descarte correto
Esmaltes, pilhas, produtos químicos, entre outros, são extremamente prejudiciais para o meio ambiente e altamente contaminantes com relação ao solo. Se descartados incorretamente, as consequências podem ser enormes. Por isso, é interessante investir em postos de coleta para esses materiais e educar os clientes a perceber o supermercado como um promotor da sustentabilidade. Ser visto como referência é um ativo que vai te diferenciar da concorrência e fidelizar clientes.
“Os consumidores estão atentos. Eles perceberam, mais do que nunca, que precisam apoiar marcas que façam mais e melhor com menos. Menos insumos, menos lixo, menos impacto no meio ambiente. E estão dispostos a se juntar a essas iniciativas e a essas empresas”, finaliza Piloneto.
Caro Getúlio,
Bom dia!
Lendo seu artigo “ESG – 5 ações que promovem a sustentabilidade no supermercado” o qual faz uma abordagem sobre ESG no varejo de supermercado, aproveito a oportunidade para te informar que temos uma inovação que resolve, em parte, os problemas elencados no seu artigo, e promove ações ESG.
Nossa startup Dynalung.com aplicando Business Intelligence promove ganhos ESG nas empresas com:
. Redução substancial das perdas por falta de produtos para venda (ruptura de estoque), elevando as vendas, que gera efeito na governança, e a satisfação dos clientes ao encontrar os produtos por eles demandados, gera efeito social, com isso promove a retenção dos clientes.
. Eliminação das perdas por vencimento de validade, e sem a perda de comida por vencimento gera o efeito social, e sem descarte de produtos vencidos gera o efeito ambiental.
. Eliminando o estoque excedente reduz o excesso de capital parado (governança), e sem acumular desnecessariamente recursos naturais no estoque promove ganhos ambientais.
Estes resultados são alcançados em curto período de tempo e com baixo impacto administrativo.
Você tem uma agenda para te apresentar essa inovação?
Grato