Por mais que as estratégias de marketing sejam trabalhadas em nichos, elas ainda miram em grandes massas. Os consumidores, no entanto, querem se sentir únicos e exclusivos e é aí que as ações promocionais e de relacionamento nos supermercados saem na frente com o grande diferencial da exclusividade. Afinal, quando algo é exclusivo, nem todos podem ter.

Assim como a oferta e demanda, o princípio da escassez diz que quanto mais raro ou inacessível algo é, mais valioso se torna. Isso desperta a curiosidade e o senso de urgência nas pessoas, além de gerar recompensas psicológicas como o sentimento de importância e pertencimento.

Para Caio Camargo, Diretor da Linx, a personalização é um caminho para que as empresas ofereçam exclusividade sem onerar tanto os custos. A criação de um clube de vantagens é uma solução. “Esses grupos seletos recebem uma diferenciação a partir de experiências exclusivas, como o acesso a ofertas e descontos especiais, mais liberdade na forma de pagamento, entre outros”, afirma.

Era da personalização

Segundo uma pesquisa divulgada no fim de 2021 pela McKinsey and Company, 71% dos consumidores esperam receber interações personalizas das empresas, enquanto 76% sentem frustração ao não encontrar experiências desse tipo. Para atender essa demanda, Caio Camargo dá três dicas:

Ações simples – Embora grandes marcas já atuem com níveis avançados nessa questão, o varejo de pequeno e médio porte também pode realizar ações que fazem a diferença. Incluir o nome e até o apelido do cliente em e-mails push up, no atendimento via WhatsApp ou até na embalagem do produto, é uma ação de muito sucesso que segue até hoje sendo feita nas cafeterias Starbucks pelo mundo, por exemplo.

Invista em boas ferramentas – Com a tecnologia certa, a experiência personalizada pode até ganhar ares de autosserviço, onde o consumidor cria combinações diferentes e um produto único a partir de suas escolhas.

Abrace as gerações – A geração Z e Alfa, representarão em 2030 cerca de 50% da população economicamente ativa do mundo. Esse público cresce criando, desenvolvendo, imaginando novos mundos, personagens e possibilidades, usando até mesmo de jogos como plataformas de desenvolvimento, um código onde é possível criar sem limites. É de se imaginar que, na hora de comprar, esses atuais e futuros consumidores esperam um novo cenário para varejo, que inclua a customização ao longo de toda a jornada. E eles, mais do que ninguém, querem marcas que pensem neles.

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