Das várias reinvenções presentes no setor varejista desde o início da pandemia, uma das tendências que mais prevalece é a do autoatendimento. De acordo com Eduardo Muniz, CEO da VMtecnologia, empresa especializada em plataformas de gestão e pagamento para mercados de conveniência, houve um aumento de 505% de 2020 para 2021 em valores transacionados.
Com 2.449 pontos de venda alcançados em 30 dias, a empresa acredita que vai mais que dobrar a quantidade de estabelecimentos ativos e consequentemente o número de transações e valores recebidos em 2022.
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O empresário explica que essa modalidade é uma tentativa de aumentar a capilaridade em bairros afastados e trazer uma operação de menor porte que se adeque ao dia a dia de uma população sem tempo para grandes compras. “O mercado de conveniência é uma tendência. Se você está mais perto do consumidor da sua marca, você tem uma vantagem: ele tropeça primeiro em você do que no seu concorrente. É o que chamamos de consumo de ultraconveniência”, afirma Muniz.
“Por isso o autoatendimento é uma tendência que veio para ficar, o cliente vai direto no totem, passa o produto e paga o pedido com cartão de crédito, débito ou até via pix, sem qualquer contato com os funcionários. Essa ação reduz em cerca de 80% a espera nas filas”, garante Muniz.