Está cada vez mais claro que os supermercadistas conseguem estreitar o relacionamento com o cliente quando criam e aplicam estratégias orientadas por dados. Com base nas informações que cada consumidor fornece, o sistema da loja desenvolve ações que sejam relevantes e que personalizam a experiência do comprador, seja na loja física ou no ambiente digital. Uma das ferramentas mais eficientes para manter um bom relacionamento com o consumidor é o smartphone e, claro, os aplicativos. Um deles, sem dúvida, é o Whatsapp e muitas empresas começam a perceber sua importância para a estratégia orientada por dados.
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De acordo com Bruno Rufino, Head de marketing da Yalo para o Brasil, empresa especializada em relacionamento com os clientes por aplicativos de mensagens, o uso de dados no varejo supermercadista coloca empresas de pequeno, médio e grande porte em condições de igualdade quanto à aplicação de ferramentas de análise de dados na operação. “O desafio é acompanhar a evolução das formas existentes de consumo por meios digitais. Hoje o mundo dos aplicativos tem aberto novas estratégias de criação de demanda de consumo, mas também de compreensão do comportamento do consumidor”, explica Rufino.
Para o executivo, as plataformas de comércio conversacional permitem a criação de fluxos adaptados à realidade de cada ponto de venda, além de permitir a construção de campanhas de engajamento de forma flexível. “Hoje, estamos voltados para as conexões B2B, ligando a indústria de varejo aos pontos de venda para garantir que a reposição dos supermercadistas seja feita com base no fluxo histórico de pedidos”, ressalta o Head de marketing da Yalo para o Brasil.
Ferramenta ideal para orientação por dados
Para Marco Crespo, Country Manager da empresa, os supermercados já podem usar o Whatsapp para se conectar de formas mais personalizadas com seus consumidores, mas também fabricantes, distribuidores e fornecedores. “Os supermercadistas podem usar os dados que já possuem para direcionar produtos e ofertas personalizadas e de forma ativa. O histórico de pedidos pode se tornar uma forma de oferecer promoções pelo WhatsApp”, acredita.
Para que isso se torne realidade nas operações, Crespo destaca a importância de um catálogo com customização de campanhas em cada localidade e para cada perfil de consumidor. “Estamos sempre em busca de novas ideias em design de privacidade e trabalhando para tornar nossas práticas mais transparentes, de acordo com todas as atualizações em relação à Lei de Proteção de Dados”, afirma o Country Manager da Yalo.
Segundo Bruno Rufino, o resultado mais importante para as empresas que investem em estratégias orientadas por dados é o crescimento nos negócios e a ferramenta ideal está a um toque de distância. “Historicamente, o Whatsapp foi considerado uma ferramenta de atendimento ao consumidor. Temos construído soluções de sucesso que permitem crescimento de demanda com impacto de nova receita, devido ao imenso poder que esse aplicativo tem de se adequar ao padrão de tecnologia que o brasileiro está acostumado a usar”, completa.