Durante a pandemia, as vendas de marketplace cresceram 68% de acordo com o relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) de 2021. Neste contexto, as indústrias também podem fazer uso deste meio para as vendas e, pensando nisso, Rodrigo Garcia, diretor executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais, listou 4 dicas para que essa empreitada seja bem-sucedidas.
“É fundamental entender que existem duas estratégias para vendas: o B2C (Business to Costumer), no qual as empresas (terceirizadas) vendem produtos ou serviços ao consumidor final. E o D2C (Direct to Customer) que representa negócios como indústrias, importadoras ou distribuidores (principal) também vendem mercadorias ao consumidor final”, avalia Garcia.
1 – Venda sustentável
Uma venda sustentável é baseada na fidelização de clientes por meio da venda direta para o consumidor final, margem maior, valorização e motivação dos profissionais e no uso da tecnologia para redução de custos. ” Consideramos como vantagem a indústria cortar uma etapa da cadeia, no caso o vendedor, tendo assim uma venda sustentável e conseguindo preservar mais a margem , além de abrir um canal direto com o consumidor final”, comenta Garcia.
2 – Precificação
É fundamental que se tenha uma estratégia de preço muito bem definida, pois atualmente a internet é muito sensível quanto a isso, sendo importante estabelecer um valor mínimo. “Hoje tem indústrias que querem ter um posicionamento e trabalhar mais o branding do que a venda, então pra você vender, é fundamental uma estratégia de valor”, recomenda o especialista.
3 – Feedback
“Quando um lote está com problema e foi vendido diretamente para o consumidor final, a principal vantagem é conseguir identificar rapidamente o que houve, pois o cliente entrará em contato com a empresa, abrindo uma reclamação e solicitando a devolução, fazendo com que o problema seja resolvido prontamente. Outro ponto que se destaca é quando o cliente gosta do produto que recebe e faz o feedback positivo diretamente para a empresa”, diz Garcia.
4 – Plataforma digital
Fazer um teste dos produtos no marketplace para entender as demandas das vendas e colher o feedback dos consumidores, ajuda na definição do lançamento massivo.
“Uma importadora que tem uma marca, ao invés de importar uma quantidade suficiente para conseguir atender 100 lojas, por exemplo, consegue trazer alguns itens, fazer o teste na loja online, via marketplace, avaliar a aceitação do produto e, assim ter o protótipo para, em um segundo momento, trazer a mercadoria efetivamente”, finaliza o especialista.