A Ambev fez uma parceria com a Comida Invisível, startup social que atua no combate ao desperdício alimentar, com o intuito de ajudar a minimizar o desperdício e contribuir com a alimentação de brasileiros que não têm o que comer. Na iniciativa, estabelecimentos que querem doar — como supermercados, bares e restaurantes — com quem precisa.
O projeto se inicia no Rio de Janeiro, por três semanas, e depois a Ambev pretende expandir nacionalmente e alcançar mais de 190 mil pontos de vendas parceiros, com potencial de doação de 570 mil toneladas de alimentos por mês. A partir de agora, pontos de vendas da região oeste do Rio de Janeiro, cadastrados no BEES — plataforma B2B da Ambev — podem solicitar o seu cadastro junto à startup.
“Sabemos que muitas famílias vivem em situação de insegurança alimentar e, por isso, buscamos um parceiro que nos ajudasse a dar destinação a uma parte de alimentos que normalmente seriam descartados. Temos consciência de que, com o nosso tamanho, conseguimos impulsionar muita gente para frente”, conta Carla Crippa, Vice-Presidente da área de Impacto Positivo e Relações Corporativas da Ambev.
Os pontos de venda podem sinalizar quais alimentos estarão disponíveis para doação. De acordo com a Lei 14.016/20 é permitido doar alimentos que estejam dentro do prazo de validade, que não tenham comprometidas sua integridade e a segurança sanitária, mesmo que haja danos à sua embalagem e tenham mantidas suas propriedades nutricionais e a segurança sanitária. A Comida Invisível também oferece apoio de nutricionistas para orientar os pontos de venda sobre quais produtos estão aptos para doação.
“A parceria com a Ambev é revolucionária, com ela ganhamos a tração que a plataforma precisa. É muito gratificante uma parceria nessa magnitude, com uma empresa que entende a importância do seu papel e o impacto social e ambiental. Ficamos encantados com a receptividade e o engajamento Ambev. Um passo muito importante para um novo planeta”, comenta Daniela Leite, CEO da Comida Invisível.