Desde 2020 os brasileiros contam com um novo meio de pagamento eletrônico, gratuito e instantâneo, criado pelo Banco Central do Brasil, que atende pessoas físicas e jurídicas. O PIX rapidamente passou a fazer parte da vida dos brasileiros e, de acordo com uma pesquisa feita pela Neotrust, empresa que monitora o e-commerce nacional, esse meio de pagamento representava 11,5% das transações online só no mês de abril deste ano, contra 2,6% no mesmo mês, em 2021.
Atualmente, o PIX começa a fazer parte também das formas de pagamentos dos supermercados brasileiros e, para Felipe Santiago, CEO da CashWay, plataforma de soluções para instituições financeiras, a principal vantagem para essas empresas é melhorar a experiência do cliente no varejo físico e digital. “A facilidade que o meio de pagamento proporciona é essencial nos dias de hoje. O supermercado também ganha porque a rapidez com que o dinheiro entra no caixa só traz vantagens para a empresa.
O CEO da CashWay também lembra que as empresas que não aderem ao pagamento por PIX podem facilitar a decisão de compra do consumidor. “Considerando a grande quantidade de empresas que já disponibilizam o PIX como pagamento para seus clientes, é importante que os empresários acompanhem a tendência para não perder oportunidades de vendas para os concorrentes”, aponta Santiago.
Facilidade, baixo custo e segurança para empresas e clientes
Para ele, o principal desafio que esse novo meio de pagamento traz para as redes de supermercados que a implementam em sua operação é a regulamentação. “É importante que as instituições de pagamento, varejistas e instituições financeiras estejam reguladas por órgãos competentes que amparam as empresas em casos de tentativas de fraudes e golpes”, alerta o executivo da CashWay.
O PIX representa o mercado atual, cada vez mais moderno, ágil e digital, mas, para Felipe Santiago, o aumento dos pagamentos via PIX em compras online não significa que os supermercados devem olhar apenas para o seu e-commerce. “Estar atento às novas tendências é fundamental para qualquer negócio. E olhar para o Pix como um meio de pagamento para transações presenciais ou digitais é compreender a contemporaneidade financeira e, sobretudo, ter um olhar mais humano para o cliente final”, afirma.
Entre os maiores valores que o meio de pagamento trouxe para o consumidor, o executivo destaca a facilidade, o baixo custo e a segurança como os principais pilares para a adesão do PIX pelo consumidor brasileiro. “Percebemos que tornar o meio de pagamento mais acessível é uma grande oportunidade de negócio e propicia ainda mais transações e agilidade nos fluxos de pagamento das instituições de pagamento que atendemos na CashWay”, completa Felipe Santiago.