Durante os dias 15 a 18 de setembro, São Paulo sedia a 2ª edição do Mundial do Queijo do Brasil no Teatro B32, na Avenida Faria Lima. O evento, que nasce para reconhecer os melhores queijos do mundo com foco nos queijos brasileiros, conta com uma comitiva de jurados e é a única premiação nacional que abraça o setor queijeiro por inteiro, envolvendo produtores artesanais e industriais.
A programação conta com conferências técnicas, fóruns de discussão, cursos de formação e degustações harmonizadas. Além do concurso de Queijos e Produtos Lácteos que se consagrou em 2019, outros dois concursos, inéditos no Brasil, reconhecerão o Melhor Queijeiro (indicado para os produtores de queijo onde serão avaliados em suas competências técnicas) e o Melhor Queijista do Brasil (destinado para os comerciantes de queijo). O júri é composto por um time de 200 jurados, dentre chefs de cozinha, jornalistas e sommeliers certificados pela renomada escola francesa Mons Formation.
“Observamos o nosso queijo brasileiro ganhar medalhas lá fora, competindo com a tradição queijeira europeia, e chegando no Brasil, ninguém sabe que queijo é esse. A nossa missão é trazer uma luz sobre a nossa produção nacional e reconhecer aquilo que tem sido feito de melhor por aqui”, diz Débora Pereira, diretora geral da SerTãoBras.
A primeira edição do evento foi realizada em 2019, na cidade de Araxá (MG) e, para a segunda, estima-se receber em torno de 1.200 queijos inscritos (em comparação a 953 a 1ª edição) para o 2º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, bem como aproximadamente 50 mil pessoas passantes e apreciadoras do universo queijeiro (frente a 33 mil pessoas na última edição).
Confira a programação do evento
No primeiro dia (15), aconteceu a abertura oficial do evento, com corte da faixa e presença de autoridades brasileiras e francesas e, nos segundo e terceiro dia (16 e 17), o foco ficou para a Feira Livre de Queijos e Produtos de Terroir e Salão Profissional, com destaque para a Programação temática Via Láctea, a recepção dos jurados, a conferência do auditório e com divulgação dos resultados do concurso de queijos e produtos lácteos. No sábado (17), finaliza-se o dia com um jantar de gala e no último dia (18), a feira termina.
Créditos da imagem: Tereza Rodrigues