Quando chega o segundo semestre do ano, grande parte dos empresários do varejo começa a pensar em estratégias que possam influenciar de maneira positiva o desempenho e o resultado de vendas no fim do ano. Com diversas datas comemorativas no calendário, resta às empresas saberem como aproveitar cada período para se destacar diante do consumidor e dos concorrentes.

Segundo Camila Salek, sócia fundadora da Vimer Retail Experience, para que uma empresa consiga aproveitar o período de fim de ano para melhorar seu desempenho é preciso promover o diálogo, além de estabelecer um relacionamento com o cliente de médio a longo prazo. 

Para que isso aconteça, as empresas do setor varejista, como os supermercados, precisam manter a comunicação com seus consumidores promovendo cada vez mais a interação com eles. Para ela, assim uma empresa consegue capturar dados assertivos sobre cada cliente e eles, por sua vez, passam a receber ofertas relevantes de acordo com suas preferências. 

Novos formatos digitais para converter

Neste cenário, as grandes redes do varejo, assim como os pequenos e médios supermercados, podem usar diferentes estratégias para se destacar e garantir mais vendas para a operação. Uma das datas mais aguardadas no varejo é a Black Friday, que ajuda a esvaziar estoques e alavancar o faturamento das empresas na reta final do ano. 

Para Monique Lima, CEO e cofundadora da Mimo, o live shopping é mais uma opção que o consumidor tem em relação a loja física e o e-commerce. Ou seja, ao acessar um conteúdo ao vivo, como uma live, o usuário consegue comprar produtos e serviços a partir da mesma tela. Segundo ela, a principal vantagem do formato é a maior interação, que gera mais engajamento e, consequentemente, maior volume de conversões em vendas.

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