Apesar da alta da inflação e do aumento da taxa de juros, a movimentação do varejo paulistano está aquecida neste fim de ano. Houve alta de 10,8% no volume de vendas de novembro em comparação com outubro de acordo com o Balanço de Vendas do mês, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com amostra da Boa Vista SA.
O Balanço de Vendas de novembro da ACSP também mostra crescimento no volume de vendas de 8,6% em relação ao mesmo mês de 2020 e de 0,9% em relação ao mesmo período de 2019, ano ainda sem pandemia.
“Existe uma demanda reprimida, porque as pessoas estão começando a circular mais agora, graças ao avanço da vacinação, e o consumidor mostra que já está comprando mais mês após mês”, disse Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Já no que diz respeito ao mês de dezembro, a ACSP espera que as vendas de Natal aumentem cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o valor do Auxílio Brasil, do Governo Federal, sobre para R$ 400, fato que vai ajudar os comerciantes a venderem mais.