Os supermercados se tornaram ambientes de oportunidades de oferta de flores e plantas. E, por conta disso, muitos varejistas disponibilizam espaços de destaque para floriculturas nos estabelecimentos.
A rede de supermercados Bretas, com lojas em Goiás e Minas Gerais, comercializa plantas em 12 unidades goianas. A rede entrou neste mercado em agosto de 2020, após perceber que muitas pessoas queriam ter uma planta dentro de casa. Já que com a pandemia as pessoas ficaram isoladas, e queriam deixar o lar mais decorado, um ambiente mais leve e alegre, com mais vida, e as plantas e flores permitem criar esse clima agradável.
A escolha das lojas a receber o portfólio de plantas é inicialmente feita pelo fluxo de consumidores na loja, já que na maioria das vezes o público que mais consome esse tipo de produto é preferencialmente mulheres, idosos e pessoas que moram só.
Apenas em 2021, o Bretas comercializou 50% a mais em plantas em relação ao ano anterior. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) todo o setor, incluindo o setor produtivo de flores e plantas para supermercados, floriculturas, festas, a comercialização cresceu, em 2021, 15%, em média.