O metaverso está em alta e os supermercados se empenham para criar estratégias eficientes que possam encantar o consumidor e, consequentemente, trazer mais oportunidades de vendas. Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) junto ao Instituto Qualibest mostra que 49% dos consumidores brasileiros estão dispostos a fazer compras nesse ambiente novo, enquanto 51% diz que faria mais compras online a partir de plataformas imersivas.
Apesar de um cenário promissor, 95% das pessoas que participaram da pesquisa “Radiografia do Shopper Brasileiro“ nunca usaram o metaverso para fazer compras e 70% deles gostariam de usar a ferramenta. De acordo com Caio Jahara, CEO da R2U, startup de soluções com realidade aumentada, e CHO da Converge, solução para empresas no metaverso, as empresas que já se preparam para essa nova realidade largam na frente.
Para ele, as companhias que entram no metaverso hoje aprendem tudo sobre o ambiente com custos e riscos ainda baixos para a operação. Além disso, as empresas que já trabalham com o metaverso em seu horizonte saem na frente em relação ao desenvolvimento de estratégias voltadas para o relacionamento da marca com esta nova comunidade.
Oportunidades de vendas e posicionamento de marca
Segundo o CEO da R2U, grande parte das empresas brasileiras ainda têm resistência em relação ao metaverso e esse é o reflexo da falta de conhecimento sobre como aproveitar as oportunidades do jeito certo. O executivo destaca a importância de os gestores entenderem que o metaverso é outro canal, uma tecnologia diferente e ele tem como propósitos trazer experiências imersivas em 3D e mais interatividade com os usuários.
De acordo com Caio Jahara, na prática, para os supermercados e empresas do varejo entrarem no metaverso, é necessário, primeiro, analisar e entender as possibilidades de negócios neste ambiente, conhecer as plataformas e saber qual a melhor para a estratégia. O CHO da Converge ainda revela que o segredo é encarar o metaverso como um novo canal que deve fazer parte do planejamento omnichannel do negócio.
Porém, ele afirma que replicar outros canais no metaverso, de forma simples, não funciona neste novo ambiente, que precisa de um planejamento específico. Para o especialista em metaverso este novo cenário oferece oportunidade não apenas para vendas, mas também de posicionamento de marca de uma forma diferenciada.