Uma geladeira com capacidade de até 270 bebidas em condomínios verticais e horizontais, comercializada durante 24 horas e por um preço bastante competitivo é o sonho de todo consumidor de cerveja. Essa é a proposta da Take and Go, uma startup de Ribeirão Preto, interior de São Paulo fundada em 2018 que está expandindo a operação no estado e que pretende faturar R$ 200 milhões em 2022, com 20 mil geladeiras.
Presente em 25 estados brasileiros, com mais de 1000 pontos de venda e tendo cerca de 150 licenciados, a empresa acaba de inaugurar 87 vending coolers — como também são chamados os equipamentos — na capital e no interior de São Paulo. Dessas, 14 foram em São José dos Campos; cinco em Praia Grande; 18 em Piracicaba; cinco em Jundiaí, 12 em Presidente Prudente; 17 em Ribeirão Preto; cinco em Itatiba e 11 na capital.
“A receptividade do negócio na região está sendo muito satisfatória, já que de um lado temos a aderência de novos licenciados e do outro o comportamento do consumidor, que reforça a busca por mais praticidade e conveniência em suas compras. Essa proximidade com o usuário contribui cada vez mais para os momentos de lazer no local de residência.”, afirma Evandro Chicoria, diretor comercial e co-fundador da empresa.
Com uma operação simples, a Take and Go conta com uma inteligência que identifica qual bebida o cliente está retirando e debita o valor automaticamente do cartão de crédito cadastrado no aplicativo. É também pelo app que a vending machine é destravada por meio de um QRcode, bloqueado para jovens com menos de 18 anos de idade.
Para dar conta do plano de expansão, a Take and Go aposta no sistema de licenciamento, que confere maior flexibilidade para o investidor, que pode, inclusive, definir os rótulos alinhados com os hábitos de consumo do público local. A parceria exclusiva com a Ambev possibilita preços de mercado vantajosos, em geral abaixo do que o encontrado em lojas de conveniência, bares ou restaurantes.