Supermercadistas têm mostrado otimismo com o atual cenário brasileiro, de acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS). Em setembro desse ano, 41,7% dos empresários consultados acreditam que os negócios vão melhorar. É o terceiro mês de alta. Em agosto, o índice estava em 39,4% e, em julho, 35%.

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A percepção é amparada por outras estimativas, como a do Banco Central, cujo Índice de Atividade Econômica registrou crescimento de 2,5% em relação a setembro do ano passado. Da mesma forma, o Índice de Expectativa do Consumidor, medido pela FGV, assinalou alta de 7,6 p.p., o melhor resultado desde março de 2020.

A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura.

Para Diego Pereira, economista da APAS, o bom humor das famílias e empresários tem a ver com os sinais positivos da economia, como a queda do desemprego, o arrefecimento da inflação e o estímulo ao consumo representado pela entrada em circulação dos diversos auxílios governamentais, que somam no total cerca de R$ 44 bilhões. “As perspectivas são boas para este último trimestre”, assinala Pereira. “Um bom exemplo é a expectativa em relação à Black Friday: 74% dos supermercadistas acreditam que vão vender mais em 2022 do que venderam no ano passado”. A data representa o segundo maior volume de vendas para o setor, perdendo somente para as festas de final de ano.

Pereira lembra também da previsão de que o PIB pode fechar o ano com crescimento de 3%, cálculo corroborado por 58% dos empresários, segundo pesquisa FGV/IBRE.

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