Estamos próximo do Dia das Crianças e isso significa uma nova oportunidade para os supermercados atraírem a atenção do consumidor usando esse tema. Este ano, mais de 70% dos brasileiros vão comprar presentes e 83% diz que será em uma loja física. De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a data pode movimentar mais de R$ 13 bilhões considerando todas as capitais do país. Além disso, na hora de escolher onde comprar os presentes, 52% dos entrevistados procuram pelo melhor preço, 43% buscam promoções e descontos, 41% optam pela qualidade dos produtos, enquanto 34% escolhem lojas que oferecem frete grátis.
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Para Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente, os supermercados devem se preparar para a data sabendo que a compra do presente, como um brinquedo, no supermercado precisa de elementos que gerem impulso ou oportunidade. “Os supermercados devem trabalhar bastante a exposição para poder chamar a atenção dos clientes em relação ao que estão oferecendo, colocar produtos em oferta com algum desconto promocional relevante para capturar o interesse do consumidor no ponto de venda”, afirma.
Segundo o especialista, os brinquedos e itens com apelo de vendas no Dia das Crianças são sempre adicionais ao DNA dos supermercados, que são planejados para estimular outras categorias mais associadas ao consumo do dia a dia. Nesse contexto, Moulin alerta para a preparação das gôndolas, a localização da categoria dentro do espaço e a visibilidade no ambiente digital. “Oferecer ofertas relevantes, que chamem a atenção do consumidor pode representar uma compra por impulso ou de oportunidade, mas em maior volume”, explica.
Merchandising e visibilidade para categoria
De acordo com o executivo, existem fatores que precisam ser explorados pelos supermercados para engajar crianças e adultos no PDV, entre eles o merchandising, que deve estar presente em toda a loja para estimular a categoria e engajar os consumidores dentro do ponto de venda. “Os pais têm a decisão de compra, mas a criança é um forte influenciador neste momento. Por isso, é importante trabalhar elementos lúdicos, coloridos, destaques, cartazes, animações, palhaços, artistas, ou seja, coisas que chamem a atenção das crianças e dos pais para a categoria. Creio que isso pode ajudar na conversão de vendas”, aponta Fernando Moulin.
O professor também destaca alguns pontos que precisam ser evitados para que a loja tenha mais oportunidades de vendas durante o período de Dia das Crianças. “Evite fazer mais do mesmo, isto é, trabalhar essa categoria específica de produtos da mesma forma que as outras. Esse é o momento de dar foco naquilo que o consumidor está procurando e os brinquedos têm potencial de vendas com margem ainda maior”, completa Fernando Moulin.