Em ano de Copa do Mundo de Futebol já é tradição as ruas das cidades brasileiras ganharem o colorido verde e amarelo. Nos supermercados acontece a mesma coisa e os pontos de venda também recebem uma decoração diferente que coloca o consumidor ainda mais no clima do principal torneio de futebol do mundo.
Mas, além das cores da nossa bandeira, existem outros aspectos que precisam ser considerados nesse período e que ajudam a chamar a atenção do consumidor dentro da loja. Pensando nisso, a SuperVarejo reuniu quatro dicas para que os gestores de supermercados possam ter melhores resultados em vendas, aproveitando a temática da Copa do Mundo da FIFA, que acontece no final do ano.
De acordo com uma pesquisa feita pela Logan, empresa de marketing móvel, existem diferentes perfis de torcedores que vivem a experiência de torcer pelo Brasil e não apenas as marcas que patrocinam o evento oficialmente podem gerar engajamento com os torcedores. Voltando um pouco no tempo, na Copa de 1994 a Caixa Econômica Federal não estava entre as marcas oficiais do evento, mas gerou engajamento do público usando um jingle.
Foco no “Phygital” durante a Copa 2022
De acordo com Kiko Fernandes, produtor e sócio-diretor da Speedball Produções Musicais, a música usada naquele ano, “Vem… vem… vem pra caixa você também”, caiu no gosto dos brasileiros e trouxe um retorno maior do que muitas das marcas patrocinadoras do evento. Fernandez lembra que a música usada era de domínio público, ou seja, de um autor desconhecido, mas que já estava na memória dos torcedores brasileiros”, diz Kiko. Vale lembrar que o Brasil ganhou o seu quarto título mundial de futebol naquela época.
O estudo feito pela Logan mostra que as campanhas de mobile marketing durante a Copa devem ser integradas, considerando os seguintes perfis de consumidor: churrasqueiros, botequeiros, rolezeiros, caseiros, viajantes e aqueles que veem os jogos no trabalho. A partir das informações e dados coletados pelas plataformas, as empresas conseguem impactar os usuários no momento e no local onde eles estão, independente do ponto de venda, e oferecer os produtos mais adequados para eles.
A pesquisa mostra que os “torcedores churrasqueiros” são os que se reúnem com amigos e familiares para ver jogos na Copa e, por isso, compram carne, bebidas e utensílios antes, durante e depois das partidas, especialmente nos supermercados que estão dentro do perímetro da localização do consumidor. Já os torcedores caseiros preferem a companhia da família ou assistem aos jogos sozinhos e valorizam o serviço delivery na hora das compras, assim como os torcedores que terão que ver os jogos no local de trabalho.