Cada vez mais empresas do varejo supermercadista investem em tecnologia para melhorar a experiência do cliente e, também, os processos de operação das lojas. Um dos símbolos desse cenário é o conceito omni, mas não apenas em lojas, como também no formato de mídia usado para atrair o consumidor com base em dados. Nesse sentido, as ofertas do dia, preços promocionais, assim como as sessões e corredores do supermercado passam a fazer parte do conceito omni-mídia.
Trata-se de uma forma de padronizar a comunicação na loja de forma mais atraente para o consumidor e, claro, eficiente para o ponto de venda. Desde a criação e impressão de cartazes, precificação de produtos e etiquetas inteligentes, o conceito omni mídia consegue entregar mais assertividade para a operação das lojas, além de minimizar as chances de erros no preenchimento manual das informações.
De acordo com Carolina Jaguski, diretora de mídia e business intelligence da Corebiz, empresa de soluções e negócios digitais, não adianta esperar o cliente ir à loja, sem levar a loja ao cliente. “Quem conseguir alcançar esse objetivo pode sair na frente e influenciar a decisão de compra”, diz.
Fidelidade, recompra e tamanho
Para Jaguski, quando uma loja omnichannel usa os dados dos clientes para tornar a experiência mais ágil, prática e completa, ela também pode usar esses dados para gerar um tipo de mensagem mais atraente para cada consumidor que está passando por uma experiência em um dos canais do supermercado.
A executiva da Corebiz afirma que o uso de dados é importante não só para trazer uma experiência unificada, mas também oferecer as necessidades corretas para cada consumidor. “O sucesso da omni-mídia depende da integração e gerenciamento de todos os canais junto com a gestão de dados. Quanto maior a integração das informações, mais proximidade com o consumidor final e, portanto, mais chances de criar fidelidade e recompra”, acredita Carolina Jaguski.
Para alguns empresários do setor supermercadista ainda existe dúvida sobre o conceito omni-mídia ser ou não viável para lojas pequenas e médias e, de acordo com Carolina, o principal aspecto é a integração dos canais de comunicação e vendas. “Um pequeno ou médio supermercado pode entender quais os canais que o consumidor mais utiliza e entregar melhores experiências, usando as mídias certas para isso”, completa a diretora de mídia e business intelligence da Corebiz.