As vendas em pontos físicos ainda são bem comuns, mas o varejo online vem crescendo e ganhando espaço no mercado. Em razão disso, surgiu o varejo phygital, que é a integração entre os canais físicos e digitais.
Para Helson Santos, co-founder e CEO da startup Logstore, especializada na integração entre esses canais, esse novo modelo é vantajoso para as empresas varejistas por diversos motivos. Ele listou algumas das principais vantagens para o setor:
Maior comodidade e experiência do cliente
Uma das vantagens mais interessantes desse modelo é a facilidade ao consumidor na hora de realizar suas compras, explica Helson. “Tem consumidor que prefere comprar em loja física, outros no online, enquanto outros gostam de comprar no online e retirar em uma loja física. E as redes varejistas precisam se adaptar para atender todos esses perfis de público”, afirma.
Dessa forma, prossegue o executivo, proporcionar maior conforto e escolha ao público para realizar suas compras da forma que preferir é indispensável. “É preciso deixar o consumidor livre para escolher como prefere realizar sua jornada de compra, cabendo às redes investirem em recursos para tornar essa experiência possível”.
Automação de processos
A execução manual de processos relacionados à venda no varejo ficou no passado. “Para ganhar mais agilidade, eficiência e reduzir custos, a automação é imprescindível”, explica o executivo. Para Helson, usar a tecnologia para automatizar processos burocráticos e repetitivos é uma necessidade para os varejistas, sendo fundamental para o negócio crescer em constância e qualidade. “Não basta apenas vender, é importante também aumentar o ticket médio dos clientes, e o phygital apoia as empresas com isso ao proporcionar mais agilidade no processamento, separação e distribuição dos pedidos”, afirma.
Dados ajudam na personalização do atendimento e estratégias mais assertivas
Para Helson, outra vantagem do varejo phygital é o uso estratégico de dados coletados durante as compras, que podem gerar não só bons insights, como ótimas vendas. “Estamos produzindo dados sobre nossos hábitos de consumo o tempo todo. E os varejistas podem usar isso a seu favor para personalizar as ofertas ao público”, afirma.
“Cada consumidor é único e tem seus próprios hábitos. Por isso, é necessário compreender as particularidades de cada um para pensar em estratégias mais aderentes. Por exemplo, enquanto alguns gostam de consumidor no espaço físico, outros preferem o online por meio de um computador ou smartphone. E o varejo phygital ajuda as empresas a compreenderem todos esses detalhes e traçar estratégias mais eficientes”, conclui.