Nessa terça-feira (25), após o fechamento do mercado, o Grupo Carrefour Brasil divulgou seu resultado das vendas referente ao terceiro trimestre de 2022. O grupo atingiu a marca de R$ 29,3 bilhões de vendas, um crescimento de 41,4% comparado ao resultado do mesmo período do ano anterior, impulsionada pelo crescimento de dois dígitos tanto no Atacadão (+10,5%) quanto no Carrefour Varejo (+15,0%), o efeito da expansão orgânica do Cash & Carry (+5,3%) e a adição do Grupo BIG, que respondeu por 26,9% do crescimento total.
O volume bruto de mercadorias nas vendas online atingiu R$ 1,4 bilhão no terceiro trimestre, um aumento de 95,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho foi impulsionado pelo crescimento de 2,3x no segmento de alimentar.
As vendas do Sam’s Club foram destaque no terceiro trimestre com crescimento total de 8,6% comparado ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a companhia, esse resultado é consequência de campanhas comerciais, como a Mega Day e a Festival Member’s Mark, que geraram aumento do número de membros ativos, e de um amplo plano de ação com foco nos diferenciais do negócio, que suportou o crescimento do ticket médio.
No varejo, o destaque veio do formato supermercado, que apresentou crescimento de dois dígitos (11,9%) e crescimento total (10,9%), resultado, também, das iniciativas comerciais implementadas no trimestre que foram impulsionados pela desaceleração da inflação de alimentos e, consequentemente, maior poder de compra dos consumidores.
Nos hipermercados, as vendas foram 12,0% menores. “O resultado é explicado pela conversão de 3 lojas e o processo de pré fechamento que afetou outras 37 lojas no trimestre, 13 lojas a serem convertidas para Cash & Carry foram totalmente fechadas em agosto e setembro”, informa o Grupo no comunicado aos acionistas. As lojas remanescentes do Maxxi apresentaram crescimento de 1,0%, um desempenho sólido.
Expansão encaminhada
O Grupo demonstrou contentamento com os resultados da expansão orgânica nesse último trimestre, principalmente com a abertura de 6 lojas de Cash & Carry no período. Foram convertidas as 7 primeiras lojas do Grupo BIG (4 Maxxi para Atacadão e 3 BIG para Carrefour). Até outubro, 15 lojas foram convertidas. De acordo com a companhia, até dezembro de 2022 o Carrefour terá mais 91 lojas Cash & Carry, sendo 20 aberturas orgânicas, 58 Maxxi (4 lojas já convertidas) e 13 conversões do BIG Hiper.