O GPA anunciou nesta quinta-feira (3) o relatório de resultados do terceiro trimestre do ano de 2022.
Dos destaques, a rede apresentou um crescimento de vendas totais de 14,2% e aumento de 6,6% nas vendas das mesmas lojas em comparação ao 3T21 desconsiderando, respectivamente os postos e as vendas provenientes dos hipermercados no ano passado; com receita líquida consolidada de R$ 10,5 bilhões e expansões de seis lojas do Minuto Pão de Açúcar e uma do Pão de Açúcar; conversões de 10 unidades do Pão de Açúcar e 4 do Mercado Extra; e 24 reformas para o modelo G7.
No caso da receita líquida, o acumulado do ano cresceu 6,8% ante o mesmo período do ano anterior. O EBITDA ajustado no trimestre totalizou R$ 660 milhões no 3T22, com margem ajustada de 6,3% no, sendo 0,8% menor em comparação ao mesmo período de 2021. Outro aspecto que apresentou aumento, de 42,6% em comparação o primeiro trimestre do ano, é o fator do NPS, que mede a satisfação do cliente, com redução na divergência de preço dos produtos, redução na percepção de filas com a implementação do self-checkouts e a melhoria do nível de atendimento.
Já em questão de e-commerce, o GMV (volume bruto de mercadorias) foi de R$ 409 milhões no 3T22 (+8,0% vs 3T21)³ e penetração online de 11,1% As despesas com vendas, gerais e administrativas, tiveram um aumento de 8,2% ante o mesmo período do ano passado, representando 18,5% da receita líquida.
Fechamos o terceiro trimestre do ano com crescimento de vendas e aceleração da expansão no perímetro do Novo
GPA Brasil, além da manutenção do crescimento duplo dígito do Grupo Éxito. O avanço dos resultados do Novo GPA
começa a refletir o trabalho que iniciamos há seis meses, focado nos pilares e projetos estratégicos do Grupo com a
retomada do “básico bem feito”, relata Marcelo Pimentel, CEO da GPA Brasil.
O CEO ainda comentou algumas das prioridades da companhia para o final do ano. “Aceleração das novas diretrizes estratégicas em termos de sortimento e precificação; consolidação da melhoria estrutural da experiência do cliente in-store e offline; relançamento do app; aceleração da expansão, com 40 novas lojas até o final de 2022; e o fortalecimento da agenda ESG com novas conquistas nas frentes social e ambiental. Entramos nesse quarto trimestre com uma tendência melhor nas vendas, posicionados para seguirmos evoluindo em nosso plano estratégico, nas nossas entregas e na melhoria da experiência do nosso cliente.”