A HIPE inaugurará um supermercado tecnológico nessa quinta-feira (10), no Vale do Pinhão, em Curitiba (PR), com um diferencial: ao invés de apenas vender produtos aos consumidores, ele atuará no desenvolvimento de soluções, testes e pesquisas para o varejo.
LEIA TAMBÉM
Grupo Muffato chega com o primeiro supermercado autônomo da América Latina
Edição de outubro da SuperVarejo chega com muitas novidades!
A novidade, lançada pelo Instituto HIPELAB – centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o ecossistema do varejo – recebeu investimento de R$ 2 milhões e inicia suas operações com 25 inovações tecnológicas, voltadas para gestão inteligente com foco na experiência do consumidor.
O laboratório tem como objetivo gerar inteligência de mercado e atuar na validação de novas tecnologias e soluções para o segmento varejista. “O HIPELAB atuará como um showroom de tecnologias e tendências para que o varejista possa ter uma experiência imersiva no futuro do setor. Além de testar as inovações, poderemos demonstrar cada novidade de maneira prática e realista”, afirma o COO do HIPE, Ricardo Pontes.
Entre as tecnologias está o Carrinho Inteligente da Nextop, que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, tudo feito pelo próprio cliente. Outra inovação presente no supermercado é o Delphos, uma solução de análise ágil de dados.
Supermercado como facilitador de ideias do setor
Por contar com uma plataforma de testes, o HIPELAB agirá como um facilitador para que as ideias e as startups cheguem ao mercado mais rapidamente. “Hoje, existe uma certa dificuldade para conseguir um supermercado disposto a assumir os riscos de testar uma nova solução e o HIPELAB cumprirá esse papel. Assim, quando os empreendedores forem comercializar as suas soluções, já oferecerão algo testado, validado e pronto para operar”, explica Pontes.
Essa parte do projeto é o “Laboratório Nível 1”, localizado na sede do HIPE, em Curitiba. O espaço, totalmente controlado e funcional, testará as soluções desenvolvidas pelos associados do Instituto e startups do HIPE. Após essa fase, a solução será testada no “Laboratório Nível 2 – supermercado da rede Verde Mais. Depois disso, a tecnologia estará apta para o varejo utilizá-la.
Gostei muito! Liberando o cliente das filas!!!
Interessantíssimo. Mais tempo para o cliente andar na loja, além é claro de evitar filas na hora de fazer o Check out.