No dia 12 de novembro de 1968 foi instituído o Dia Nacional do Supermercado como marco da aprovação da Lei 7.208 que regulamentou a atividade supermercadista no Brasil. Para reforçar a ideia, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) criou o Dia dos Supermercados em conjunto com as Associações Estaduais, varejistas e indústrias, com o objetivo de trazer ofertas e ações comemorativas nas lojas participantes. Com o tema “Vamos Celebrar Juntos”, será comemorada todo segundo sábado do mês de novembro, entrando no calendário promocional brasileiro, como uma data comemorativa do setor supermercadista, beneficiando o consumidor.
Com este marco, a ABRAS acredita que este dia será anualmente lembrado e esperado por todos os consumidores. “Mais do que um dia para lembrar dos supermercados, será também uma oportunidade para celebrar com o nosso consumidor, e trazer o melhor para quem nos acompanha diariamente. Esta data mostra a grandiosidade do setor, e é uma forma de presentear as mais de 28 milhões de pessoas que circulam pelo varejo alimentar diariamente”, afirma João Galassi, presidente da ABRAS.
Para a ABRAS, a data já tem o potencial para se tornar um case brasileiro de sucesso, devido à participação da maioria das grandes redes de supermercados, que já estão se preparando para isso, como GPA, Grupo Muffato, Supermercados Nordestão, Grupo SuperNosso, entre outros; e pela adesão de grandes marcas da indústria, que entregarão brindes e degustações, por exempo, como Unilever, Ambev, P&G, Pernod Ricard, Coca-Cola, Heineken, BRF, Seara, Ypê, Mondelez, Vigor, entre outras.