A Americanas S.A. divulgou recentemente o relatório de resultados do 3T22 (terceiro trimestre de 2022). Com um ciclo estratégico de três anos, iniciado em 2020, a empresa tornou públicas as metas deste ano, que eram atingir uma base de 46 milhões de clientes ativos, 552 milhões de transações, aumentar a frequência de mesmos clientes ativos para 12 vezes ao por ano e chegar a 5,2 milhões de clientes O2O (online to offline).
No 3T22, pela segunda vez consecutiva, a fintech registrou resultados positivos: o EBITDA Ajustado e o lucro líquido cresceram cinco vezes ante o trimestre anterior, chegando a R$ 41,5 milhões e com um TPV (Volume Total de Pagamentos) atingiu R$ 32,6 bilhões nos últimos 12 meses. O GMV total foi de R$ 11,8 bilhões, o que representa uma variação de -8,3% em relação ao terceiro trimestre de 2021, resultante do crescimento da plataforma física (+12,4%) com a desaceleração da plataforma digital (-14,4%), afetada pela queda na venda de eletrônicos.
“Como parte dessa estratégia, seguimos com a expansão da base de lojas, que chegou a 3.601 unidades de diferentes marcas e formatos – 1,5 mil a mais do que no mesmo trimestre do ano passado. As lojas físicas têm assumido um protagonismo ainda maior no relacionamento com o cliente e estão se convertendo em verdadeiros hubs de experiência – um ponto para comprar, pegar ou devolver compras, fazer lançamentos e gerar receita para todo o ecossistema. Nesse novo papel, a produtividade da loja vai muito além da venda realizada no seu próprio checkout” diz Miguel Gutierrez, CEO da Americanas S.A.
Quanto a ESG, a empresa também trouxe alguns resultados. “No 3T22, renovamos o nosso compromisso com mais um ciclo de desenvolvimento da Amazônia por meio de parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Desde 2018, já são mais de R$ 5 milhões investidos em projetos de empreendedorismo, gestão de resíduos, educação ambiental, inclusão digital e melhoria da alfabetização na região. O Projeto Americanas na Favela nos rendeu o Selo Verde Chico Mendes, conquistado pelo 9º ano consecutivo”, relata o CEO.