O panetone é um item tradicional nas festas de Natal e Ano Novo dos brasileiros e, hoje, opções não faltam no mercado nacional. Sempre que pensamos neste tipo de produto, logo lembramos das principais marcas da indústria que comercializam panetones, mas essa realidade está prestes a mudar, principalmente porque as redes de supermercados entraram de vez nesta categoria.
As bandeiras do GPA aumentam a produção de panetones de marca própria para aproveitar o período de festas para lucrar com estes produtos no setor de padaria de lojas como Pão de Açúcar e Extra, por exemplo. A rede Hortifruti Natural da Terra também aposta nos panetones próprios para gerar fidelização com o consumidor por estar presente nas datas especiais, entregando qualidade e diferenciação no portfólio de marcas próprias da rede.
Para Renata Lenza, gerente de marca própria da empresa, a empresa consegue se diferenciar a partir de diferentes fatores. “Nossas fórmulas exclusivas, versões zero açúcar e, este ano, os mini panetones. Temos um portfólio completo, desde as latas premium presenteáveis até as versões tradicionais, em caixas, além da ‘zero’, lançada a pedido de nossos clientes”, conta.
Degustação leva marca própria ao consumidor
Renata afirma que as ações feitas em 2022 para ativar as vendas no fim do ano, iniciadas em novembro, têm retorno entre 30% e 40% a mais em vendas. “Nosso posicionamento não é preço. O cliente que prova encontra a relação entre qualidade e preço justo, se comparado às demais marcas líderes”, explica a gerente de marca própria da Hortifruti Natural da Terra.
Para criar maior interesse das pessoas pelos panetones de marca própria expostos nos pontos de venda da rede de supermercados, a empresa aposta na degustação para levar o produto aos clientes que não o conhecem. “Além de degustações feitas em nossas lojas, os clientes também podem personalizar as latas com mensagens de texto”, diz Renata Lenza.