Os números mostram que a maior preocupação com a limpeza doméstica adquirida pelo brasileiro na pandemia veio para ficar. Estudo da Euromonitor International aponta que o Brasil ultrapassou a marca de R$ 30 bilhões em vendas de produtos de limpeza em 2021, assumindo o quinto lugar global. O crescimento foi de 19% em relação ao ano de 2019, dois anos antes da pandemia. A Limppano, companhia brasileira de produtos de limpeza seca, químicos e perfumação para o lar, registrou uma alta de vendas ainda maior no período, que ultrapassou 25%.
“O setor de limpeza doméstica se fortaleceu muito nos últimos anos; tivemos que trabalhar três vezes mais para atender a crescente demanda. Em dezembro de 2019, nossa empresa contava com 692 funcionários. Hoje, são 817. Nesse período, registramos significativo aumento nas vendas em todo o país, e temos uma projeção de crescimento de 25% somente em 2022”, detalha o CEO da Limppano, Alex Buchheim,
Apesar das particularidades de cada região em relação aos produtos mais procurados pelos consumidores (foram aproximadamente 160 milhões de unidades vendidas em 2020 no país), o maior crescimento proporcional da empresa foi no Sudeste, que registrou uma alta de 69% em vendas em dois anos.
Em seguida, vêm o Nordeste e Norte, com aumento de 38% e destaque para o Piauí (56%), estado líder em crescimento da marca em todo o país. O Sul e o Centro-Oeste computaram 35% e 15% a mais de vendas, respectivamente.