O boca a boca sempre foi um dos melhores e mais tradicionais métodos de divulgação de uma empresa. Quando um amigo ou familiar nos indica uma loja ou produto, dificilmente não optamos por ele na hora de escolher entre as marcas disponíveis. No ambiente digital, esse tipo de estratégia chama-se ‘indique e ganhe’ e vem sendo cada vez mais adotada por empresas do varejo e de diversos outros segmentos.
Na publicidade, essa estratégia é conhecida como ‘member get member’ e seu diferencial é entregar mais do que um programa de recompensas. De acordo com uma pesquisa feita pela Beeviral, plataforma de automatização de indicações de consumidores, nos 24 estados brasileiros, mais de 98% dos entrevistados já indicaram ou indicariam uma empresa para um amigo ou parente. O estudo também mostra que mais de 90%, do público de classe social A já indicou ou indicariam produtos e serviços que usam para beneficiar seus próximos.
De acordo com Marcelo Beeviral, CEO da empresa, os supermercados podem aproveitar essa estratégia porque, em suma, ela representa a capacidade de aumentar o fluxo físico ou digital. “Os supermercados podem utilizar a estratégia para aumentar as vendas no site convidando automaticamente cada cliente a indicar um amigo em troca de recompensas como por exemplo, um desconto na próxima compra”, diz.
Físico e digital integrados para indicação
De acordo com o executivo, para alavancar as vendas em lojas físicas, como os supermercados, a estratégia ‘member get member’ pode oferecer um QRCode na loja física para o cliente escanear e criar um link de indicação para suas redes sociais. Assim, a pessoa que recebe o link será identificada pelo sistema como alguém que foi indicado, assim como quem o indicou passa a ter direito a alguma recompensa.
Para Marcelo, os principais desafios de toda estratégia ‘member get member’ estão ligados ao engajamento do público e a recompensas que servirão como incentivo para que as pessoas queiram indicar. “É importante que os supermercados utilizem metodologias comprovadas para que obtenham os melhores resultados. O tipo de recompensa varia de acordo com o tipo de cliente, principalmente em relação à classe social, faixa etária e região.