Nessa sexta-feira (13), órgão de defesa do consumidor, Procon-SP, notificou o Grupo Americanas, incluindo lojas físicas e e-commerce, para saber se a inconsistência contábil de R$ 20 bilhões identificada no balanço da companhia irá impactar os consumidores. A empresa tem até o próximo dia 17 para responder aos questionamentos.
Na quarta-feira (11), Sergio Rial, até então CEO da Americanas, disparou um comunicado aos acionistas e mercado informando sobre o rombo contábil da empresa, que teria acontecido em exercícios anteriores a 2022. Rial assumiu a presidência da companhia no início de janeiro e após 11 dias o executivo deixou o cargo.
Além de informar até que ponto ficam comprometidas as compras efetuadas pelos consumidores e detalhar quantas pessoas serão afetadas, o Grupo deverá esclarecer se as reclamações dos últimos noventa dias na plataforma do Procon-SP tem relação com os problemas noticiados e, em caso positivo, qual o plano de ação da empresa para solução.
De acordo com dados do Procon, no ano passado, o grupo teve quase 9,5 mil queixas registradas por consumidores que tiveram problemas com suas compras.