Final de jogo. Acabou mais uma NRF! O Wrap Up final do grupo do FGV CEV teve como foco “aterrisar” o que vimos no evento para a realidade brasileira e gerar ideias de ações práticas para nosso grupo tirar proveito das tendências.
Compartilho alguns pontos que acredito merecem a atenção.
O foco é sobre como incorporar a centralidade no cliente à estratégia varejista.
—> Tenha uma visão clara do posicionamento pretendido e que seja diferenciado no mercado.
—> Esse posicionamento deve ser sustentável no longo prazo e entregar valor superior para o cliente. Não se trata de características técnicas de produto, facilmente copiáveis, mas da marca ter um significado para o cliente.
—> Quando você entrega valor superior ao cliente e ele se identifica com a marca, ele se torna um embaixador, engajado com a marca. É o que chamamos de gerar valor para o cliente e a partir do cliente.
—> Esteja atento a toda a jornada do cliente. Não se atenha as etapas transacionais.
—> Explore a tecnologia como parceira para entregar o que o cliente deseja, como e quando ele deseja.
—> Esteja atento as mudanças e, para isso, invista muito em conhecer seu cliente. Os dados devem ser coletados nas interações com os clientes e devem estar disponíveis na execução da loja.
E, para fechar, uma frase de efeito dita por Michelle Evans, Global Lead of Retail and Digital Consumer Insights da Euromonitor International: “O poder de conexões emocionais com a marca é impossível de ser medido” (tradução livre).
Bem, esse é um breve resumo. Teremos mais no Pós-NRF do FGV CEV, dia 07 de fevereiro, presencial e virtual.
Artur Motta é professor da FGV – Fundação Getulio Vargas