Avenida República Argentina, 1505, bairro Água Verde, Curitiba. É nesse endereço da capital do Paraná onde se encontra o primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil e da América Latina. Isto é, o cliente, antes de entrar na loja, realiza autenticação no aplicativo oficial, faz as suas compras, registrando os produtos que escolheu, e depois a conta é debitada pelo cartão do crédito.

Para que todo esse avanço tecnológico opere plenamente e para que toda essa sofisticação se traduza em eficiência e satisfação, há todo um trabalho e estrutura por trás. Por sinal, desenvolvimento e suporte que tendem a se tornar cada vez mais disponíveis para as empresas do varejo.

Nessa ponte, existem ecossistemas de inovação como a OasisLab, por exemplo, responsável por conectar o Grupo Muffato, dono desse primeiro supermercado autônomo do país, com a Sensei, startup de Portugal.

A OasisLab, com sede em São Paulo, é um hub de inovação voltado ao varejo, e a Sensei, especializada em soluções de lojas autônomas. Dessa dobradinha, depois transformada em triangulação com o Muffato, nasceu o projeto.

Segundo o sócio da OasisLab, Hélio Biagi, a aproximação entre Sensei e Muffato, intermediada pelo ecossistema de inovação, iniciou em 2019. “Feita essa aproximação, começou-se a estudar, então, uma solução de supermercado autônomo que melhor atendesse o perfil do consumidor brasileiro”, ressalta o executivo.

“Diariamente, estamos atentos ao que acontece de novo no Brasil e no mundo, inclusive por meio de nossos representantes na Europa e Estados Unidos, e prospectamos startups, realizamos parcerias e procuramos nos atualizar para que possamos trazer o melhor para o mercado brasileiro”, afirma Biagi.

Atuação internacional

A conexão com a portuguesa Sensei foi proporcionada pela Beautiful Brain Retail (BBR), ainda em 2019, através de seu fundador, Igor Paparoto, cuja atuação está ligada ao desenvolvimento de negócios/mercados para startups entre o Brasil e Europa. “Identificamos a solução de lojas autônomas da Sensei como uma grande oportunidade para o varejo brasileiro, pelo seu custo mais acessível e pela possibilidade de coleta de dados para gerar inteligência para o negócio”, explica o executivo.

Também faz parte dessa iniciativa a RenovRetail, de tecnologia da informação com soluções voltadas ao varejo e responsável por dar todo o suporte técnico necessário para a implementação da solução no Brasil. Ela desenvolveu as integrações definindo o sortimento, formação de preços, promoções e o APP de pagamento praticados na loja autônoma. Segundo Álvaro Farana, diretor-geral da empresa, as implementações com todos seus produtos já integrados nativamente tornam as compras muito mais rápidas e seguras. “Apoiaremos com todo nosso conhecimento e experiência de varejo no âmbito de processos e produtos inovadores. Isso é só o início do que estamos preparando para o mercado da América Latina”.

Esse consórcio formado pelas empresas OasisLab/ Beautiful Brain Retail /RenovRetail irá representar e comercializar essa solução Sensei para toda a América Latina, assim como fez com o grupo Muffato.

Hélio, Ronald e Álvaro: parceria por mais atuação de mercado

3 thoughts on “A startup por trás dos primeiros supermercados autônomos

  1. Essa “revolução” em auto-atendimento demosntra ser tão efetiva e moderna, mas a realidade visa somente o lucro e um caminho oposto a integrabilidade e retração do mercado de trabalho com cada vez menos vagas. Ainda nota-se uma falsa promessa das empresas de desenvolvimento de pessoas e times, quando o que de fato acontece é um direcionamento para o enriquecimento e times cada vez mais enxutos.

  2. Apos ler essa materia e encantador e maravilhoso ver como o varejo alimentar tem o poder de transformar e de se reinventar a todo momento. Trabalhei durante 25 anos na empresa de minha familia e fico sempre atento as novidades do Varejo e com certeza essa nova maneira de atender ao consumidor brasileiro em especial as novas geracoes ira penetrar muito rapido em nossos lares diariamente, Parabens a todos os envolvidos nesse projeto.

    1. E ótimo ver como varejo evoluiu . Porém antes dessa evolução e necessário pensar em uma forma de renda. Não adianta falar em redução de custos ou algo parecido. Só será bem sucedido se as pessoas tiverem renda. Uma das formas mais usadas para se obter renda ainda é trabalho. Uma loja autônoma gera quantos empregos? Supermercados dependem de clientes, consumidores.

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