O setor de varejo no Brasil está investindo cada vez mais em soluções que ajudem a acelerar o processo de transformação digital das empresas, diante da demanda crescente dos consumidores. A 4ª edição da pesquisa “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, feita pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), no começo de 2022, junto com a OasisLab Innovation Space, mapeou os investimentos em transformação digital a partir de automação e treinamento dos funcionários e uso de ferramentas de Inteligência Artificial nos pontos de venda.

O mesmo estudo mostra que 50% das empresas brasileiras que atuam no varejo têm como prioridade a transformação digital. Para o presidente da SBVC, Eduardo Terra, o setor varejista já entendeu que é necessário coletar e analisar dados para personalizar o relacionamento e melhorar a experiência do cliente. Os dados coletados pela SBVC destacam como principais benefícios deste investimento o aumento em vendas (87%), engajamento (76%) e expansão do tráfego (50%).

Diante deste cenário, quanto mais ágil, eficiente e assertivo for o processo de transformação digital das empresas do varejo, mais rápido será o retorno. De acordo com Adalberto Generoso, cofundador e CEO da Yapoli, empresa de gestão de ativos digitais, as ‘martechs’ são os tipos de parceiros mais indicados para as empresas varejistas que precisam acelerar a sua transformação digital.

Para o executivo, essas companhias estão assumindo o protagonismo no mercado porque elas nascem com os princípios básicos da transformação digital e, por isso, conseguem gerar soluções eficientes para seus clientes. Segundo Adalberto, existem alguns benefícios que explicam por que os supermercadistas devem buscar as ‘martechs’ em 2023.

Organização digital
As martechs oferecem facilidade para organização de dados em grande quantidade e com diferentes níveis de complexidade em uma plataforma que centraliza e distribui os arquivos de forma clara, simples e de fácil acesso.

Segurança
De acordo com o CEO da Yapoli, a segurança é parte fundamental da transformação digital e, por isso, as empresas do varejo investem cada vez mais em empresas com a expertise em segurança e que sigam as normas como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), por exemplo.

Compartilhamento otimizado e insights
Outra vantagem que as martechs podem oferecer para empresas do varejo é a otimização no compartilhamento de conteúdos e Generoso afirma que isso ajuda a melhorar a relação entre a empresa e seus colaboradores, clientes, fornecedores, etc. Além disso, os gestores conseguem desenvolver insights com base nos históricos do sistema e novas estratégias para a operação.

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