A tecnologia tem demonstrado sua importância para as empresas do varejo com soluções e sistemas que melhoram, de fato, a operação das lojas físicas e virtuais. Apesar do avanço constante das ferramentas digitais que usamos em diversas ocasiões do dia a dia, o vínculo pessoal de uma empresa com o seu cliente ainda faz grande diferença para o fortalecimento de uma marca.
Segundo a pesquisa global feita pela NTT, empresa de consultoria em tecnologia, 35% dos consumidores estão totalmente satisfeitos com soluções digitais ou automatizadas, mas 95% preferem o atendimento de uma pessoa real quando for preciso. No varejo brasileiro, a Nissin Foods do Brasil estreita o relacionamento com consumidores desde 2007, promovendo um encontro entre pessoas cadastradas no SAC da empresa e gestores da marca em um bate-papo.
Em 2022, a edição do Encontro Nissin 2022 teve como foco apresentar produtos e, principalmente, escutar as ideias e as sugestões feitas pelas 34 consumidoras que participaram virtualmente, de diferentes regiões do país. Para intermediar a conversa, a marca contou com as representantes Mirella Marchi, gerente de comunicação e relacionamento, e Ana Fossati, gerente de marketing da Nissin Foods do Brasil.
Canal de comunicação e aproximação
O evento conta a trajetória da marca e suas práticas institucionais, apresenta produtos novos, desta vez para uma linha de yakissobas, e também entretém os participantes lembrando campanhas publicitárias famosas e marcantes para a empresa e o público. Com esta iniciativa, a Nissin consegue reforçar a importância do consumidor de forma mais ampla, já que o encontro reúne pessoas de todo o Brasil anualmente.
De acordo com Fossati, os encontros são importantes porque estreitam os laços e conectam a marca com seus fãs. Para Marchi, trata-se de um valioso canal de comunicação com participação intensa e autêntica dos consumidores para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos, serviços, propósitos e valores da companhia.
Segundo Gustavo Chapchap, CMO da plataforma de e-commerce JET e-business, a aproximação com os clientes faz parte do conceito do “novo varejo”, onde o conhecimento sobre o comportamento do consumidor é cada vez mais crucial para o relacionamento. O executivo acredita que os casos mais bem-sucedidos são aqueles onde as marcas conseguem estabelecer uma conexão emocional com seu público-alvo, por diferentes caminhos.