Em 2020 o setor varejista mundial precisou repensar suas estratégias para sobreviver em um cenário jamais vivenciado pelas empresas, causado pela pandemia. Assim, empresas de diferentes setores e segmentos, não apenas do varejo, precisaram se adaptar ao ambiente digital e isso inclui novas formas de aplicar treinamentos para os colaboradores.
No início do período da pandemia, a rede Assaí Atacadista, por exemplo, conseguiu adaptar seu escopo de treinamentos ao ambiente virtual em poucas semanas e, segundo Sandra Vicari, diretora de Gestão de Gente da rede, o desafio foi treinar mais de 40 mil colaboradores em 22 estados do país, somando o Distrito Federal, a partir de conteúdo digital atraente para os colaboradores.
Aprendizado e perspectivas de carreira
Para André Palis, sócio-fundador da agência Raccoon.Monks, muitas empresas contratam pessoas formadas e prontas para agir, mas a formação interna de talentos é o que faz a diferença. “Existem ótimas instituições para formações diversas, mas muita coisa só se aprende na prática. As training companies conseguem oferecer conhecimento especializado e único, alinhado com o mercado de trabalho e em dia com as demandas do momento”, aponta.
De acordo com Palis, as empresas que treinam suas equipes com frequência oferecem benefícios para os profissionais e para sua própria operação ao oferecer um local seguro para o aprendizado e novas perspectivas para suas carreiras. “Todo treinamento ou capacitação será criado a partir das necessidades da própria companhia, o que faz com que os profissionais envolvidos correspondam particularmente bem aos objetivos da empresa”, analisa o executivo da Raccoon.Monks.
Tipos de treinamento para os supermercados
Segundo Bruno Vasconcelos, professor de experiência do cliente na PUC, no supermercado, é crucial manter sempre os funcionários treinados e capacitados, tanto os que atuam no piso da loja quanto aqueles que trabalham internamente. Para o professor, existem tipos de treinamentos específicos e essenciais para capacitar funcionários nos supermercados: presencial; coach corporativo; e gamificação.
De acordo com Vasconcelos, o treinamento presencial aumenta a interação pessoal e aproxima as equipes, cria confiança na equipe e gera motivação no colaborador. Já o coach corporativo é um método onde um profissional treina os colaboradores e usam programas contínuos e individuais. Por fim, a Gamificação é um tipo de treinamento muito usado por empresas mais modernas capaz de abordar assuntos relevantes como a cultura organizacional da empresa, em formato de jogos.