Após anos longe das salas de aula, 33 colaboradores tiveram a oportunidade de retomar os estudos ao aceitarem participar do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovido pela Fumacense Alimentos, em parceria com o SESI. Com encontros realizados dentro da própria empresa durante a semana, a expectativa é que os estudantes concluam o ensino fundamental até o fim deste ano.
Como forma de incentivo, a indústria investiu em materiais didáticos, que foram entregues aos alunos no primeiro encontro e devem ser fiéis companheiros ao longo dos próximos meses. “Quando comunicamos a oportunidade de eles retomarem os estudos, notamos que muitos ficaram ainda na incerteza, mas conseguimos motivar cada um. Foi um trabalho de formiguinha e ficamos extremamente gratos com o resultado obtido”, explica Roberto Pacagnan, gerente de Recursos Humanos do Grupo EZOS – grupo econômico que administra o negócio.
Em paralelo aos conteúdos referentes ao ensino fundamental, os funcionários também irão receber a qualificação profissional de inspetor de qualidade. Para intensificar os estudos e possibilitar a formatura em dezembro, os encontros acontecerão duas vezes na semana durante os quatro primeiros meses. Depois, os colaboradores passarão a se reunir com os professores apenas uma vez entre segunda e sexta-feira.
Iniciativas como essa estão entre as metas elencadas pela Fumacense Alimentos no planejamento estratégico do ano passado. “Nossa ideia é formar uma nova turma no ano que vem com aqueles que concluíram o ensino fundamental, para ofertarmos o ensino médio. Estamos dispostos a buscar parcerias para aqueles que desejam aprender algo novo”, salienta Pacagnan.