Com esperança de maiores flexibilizações em relação a pandemia, metade da população brasileira espera ganhar mais dinheiro em 2022, com 12% afirmando que gastarão ainda mais que no ano passado. Os dados são da pesquisa “Pulso Expectativa 2022”, realizada pela Hibou — empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo — em parceria com a Score Group — empresa de dados de varejo e de experiência do comprador da B&BPartners.
“Os brasileiros querem equilibrar suas finanças neste ano. Economizar ao máximo, usar cupons de descontos e promoções são hábitos herdados de 2021 e que vão permanecer”, analisa Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do estudo. “Para 2022, as escolhas sobre os locais de compras tendem a ser as mesmas de 2021. 30% vão comprar tanto em lojas físicas quanto online; enquanto 29% pretendem manter as compras pela internet; e 8% querem comprar mais em lojas físicas”, conclui.
Como confirmação das expectativas, o estudo ainda aponta que 52% dos entrevistados entram no ano novo com as contas em dia e 12% afirmam que estarão com dinheiro sobrando. Apesar disso, 36% declararam que vão iniciar o ano com dívidas — dentre eles, 26% afirmaram que os valores devidos ultrapassam os R$ 15 mil.
Dados complementares ainda revelam que, apesar de 39% dos brasileiros pretenderem gastar menos do que no ano anterior; 25% acreditam que os gastos serão mantidos; e 23% ainda não sabem.