A rede britânica Asda lançou uma nova iniciativa para congelar os preços de aproximadamente 600 produtos de marca própria e outras marcas para apoiar os clientes que enfrentam a crise financeira que vem ocorrendo na Europa. A campanha ocorre de 21 de fevereiro a 31 de maio e incluirá carnes frescas, laticínios, frutas e legumes, entre outros.
A empresa do Reino Unido também lançou uma parceria exclusiva com a Quaker Oats para oferecer às crianças um café da manhã quente gratuito em qualquer um de seus 205 cafés dentro das lojas durante as férias de meio período de fevereiro.
A campanha permite que as famílias tenham acesso gratuito ao café da manhã infantil e à refeição principal por 1 libra em todos os cafés Asda. Além disso, para ajudar seus colaboradores a não sofrerem com a inflação, a rede anunciou que seus funcionários receberão um aumento de 10% no pagamento por hora. As novas taxas salariais, acordadas com o sindicato local, excedem as taxas do Salário de Subsistência Nacional e do Salário de Subsistência Real.
Mohsin Issa, co-proprietário da Asda, agradeceu em um comunicado o “excelente trabalho que os funcionários fazem representando a Asda enquanto atendem os clientes dia após dia”. E concluiu: “Sabemos que o aumento do custo de vida está afetando clientes e colegas e reconhecemos que temos a responsabilidade de apoiá-los durante esses tempos difíceis”.
Congelamento de preços também chegou ao Brasil
No Brasil, o Carrefour congelou os preços de mais de quatro mil produtos de sua marca própria por 100 dias. A medida foi tomada no final do ano e acaba agora em março. Itens da cesta básica, além de produtos para higiene pessoal fazem parte dessa ação. “Temos um compromisso real com a alimentação de qualidade a um preço acessível e é o segundo ano seguido que realizamos essa ação”, ressaltou Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil em suas redes sociais na época.
Crise de abastecimento afeta Reino Unido
Além dos fatores econômicos, o Reino Unido também está sofrendo com desabastecimento de itens de salada por causa do clima que atrapalhou as colheitas. Os principais grupos de supermercados da Grã-Bretanha foram chamados pelo governo para discutir o que estão fazendo para reabastecer as prateleiras, já que a escassez do país entrou em sua terceira semana.
A Lidl GB seguiu os líderes de mercado Tesco, Asda, Morrisons e Aldi na imposição de limites de compra de tomates, pepinos e pimentões depois que os suprimentos foram afetados por colheitas interrompidas no sul da Europa e norte da África devido ao clima fora de estação. A Lidl afirmou ainda que tem boa disponibilidade na maioria de suas lojas, mas viu um aumento recente na demanda.