A tecnologia aplicada no setor supermercadista faz com que toda a cadeia evolua a partir de soluções cada vez mais assertivas para a operação de lojas, centros de distribuição, estoque, entre outros. Este ano, a EuroShop, feira de bens de consumo para o setor de varejo realizada a cada três anos em Düsseldorf, Alemanha, apresenta algumas soluções tecnológicas que serão usadas no setor varejista em 2023.
LEIA TAMBÉM
EuroShop 2023: confira os detalhes da principal feira de varejo do mundo
EuroShop apresenta as tendências mais relevantes para os varejistas em 2023
As lojas autônomas são vistas como um caminho sem volta para o varejo e cada vez mais empresas oferecem este conceito de experiência de compra ao seu cliente. De acordo com Mareike Kleimann, líder de projeto do ALDI Shop & Go, a empresa explora diferentes maneiras de tornar as compras o mais fácil possível, otimizar a experiência do cliente e os processos internos. Para a executiva, a visão computacional é uma das principais tendências em tecnologia, combinada com aprendizado de máquina e inteligência artificial.
As soluções tecnológicas apresentadas na EuroShop também mostram que é possível gerar mais mobilidade aos clientes usando a tecnologia para guiar consumidores cegos ou com alguma deficiência visual, assim como aqueles com ansiedade social, pelos corredores da loja. A parceria entre a rede britânica Asda e a GoodMaps resultou em uma solução capaz de fazer uma varredura física da loja usando uma câmera que identifica todos os produtos e gôndolas no PDV e reúne as informações mais relevantes para o consumidor.
Consumo de energia
O varejo europeu é um dos mais desenvolvidos do mundo quando o assunto é fonte alternativa de energia e a rede belga Delhaize aplica tecnologia na sua operação para atender às metas ambientais estabelecidas pelo governo do país. Uma das soluções da empresa é optar por caminhões movidos a hidrogênio para fazer o transporte de mercadorias entre o centro de distribuição e os supermercados na região. De acordo com Dirk Hautekeete, diretor de transporte da Delhaize, o uso de múltiplas tecnologias será a resposta para a questão verde e a tecnologia bicombustível pode ajudar no transporte e logística de longa distância, garantindo reduções significativas de emissões.
A Toshiba aposta em tecnologia para tornar o checkout mais ecológico a partir do programa de gerenciamento de energia “Green Up Your Checkout”, que tem como objetivo principal ajudar os empresários e gestores a reduzir o consumo de energia no ponto de venda. Durante o evento, a marca também apresentou o Toshiba Global Commerce Solutions, com portfólio de soluções de hardware, software e serviços. Entre os destaques estão o Vision Kiosk Concept, um quiosque de autoatendimento com visão computacional; o Mobile POS com Pin-on-Glass integrado como alternativa para o checkout; e ferramentas de segurança contra perdas.