O consumidor brasileiro está cauteloso neste início de ano em relação às compras e, segundo o relatório Consumer Insights, isso favorece o crescimento do conceito omnichannel em diferentes tipos de lojas, tanto no Brasil como nos outros países da América Latina. Por outro lado, a pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey, feita em 2021 pela PwC, mostra aumento de 3% em compras feitas pelo celular em um ano, contra queda nas compras feitas nas lojas físicas de 47% para 41% no mesmo período.
LEIA TAMBÉM
Brasil é o 10º país que mais desperdiça alimentos no mundo
Indústria ajuda a combater o desperdício de alimentos a partir de suas embalagens
De olho nas necessidades do consumidor brasileiro por menores preços e comodidade nas compras, o app b4waste se consolida cada vez mais no Brasil por ajudar o consumidor a reduzir os gastos em compras feitas em diferentes lojas, incluindo supermercados. Uma das propostas da foodtech brasileira é conectar empresas varejistas de alimentos próximos à validade ao consumidor final, oferecendo preços até 50% mais baratos.
Transformando lixo em receita
A plataforma começa a atuar também na cidade do Rio de Janeiro, depois de se estabelecer em São Paulo e Belo Horizonte, onde conseguiu evitar o desperdício de 400 toneladas de alimentos. Atualmente, a b4waste tem parceria com mais de 100 estabelecimentos e apresenta os produtos ao usuário com opção de retirada na loja física ou delivery.
De acordo com Luciano Kleima, fundador da empresa, trata-se de uma plataforma que reduz em escala o desperdício de alimentos, diminuindo quebras por validade e maturação em até 50% e, consequentemente, transformando lixo em receita. Segundo o executivo, desde sua fundação em 2020, a b4waste conseguiu evitar que 360 toneladas de alimentos fossem desperdiçadas, além da emissão de 18 toneladas de metano na atmosfera.