A APAS SHOW, consagrada como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas, chega em 2023 disposta a apresentar ao mercado tudo que há de mais novo no universo do varejo.
O Congresso de Gestão, produzido em parceria com o FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP, terá como tema o conceito SUPERNOVA, criado por Lee Peterson, que traça um paralelo entre a explosão de uma estrela e a criação de novas galáxias e a hipersegmentação que vem acontecendo com o varejo desde o início do século 21, potencializada pelo fortalecimento do trabalho remoto e pela aceleração do desenvolvimento tecnológico que possibilitou o surgimento de inúmeros novos modelos de negócios.
Serão 92 palestrantes em uma estrutura que conta com grande auditório e mais seis auditórios temáticos prontos para expandir o conhecimento de todos os congressistas nas mais diversas áreas: Dimensão Humana, E-commerce, Expansão Digital, Novos Formatos, Transformação Estratégica e Varejo Físico.
A programação do grande auditório abre, na terça-feira (16), com a palestra de Lee Peterson, vice-presidente executivo de liderança de pensamento da WD Partners. Moderada por Carlos Alberto Júlio, CEO da Echos – Laboratório de Inovação, Cofundador da Digital House Brasil, a palestra abordará temas como hipersegmentação do varejo, e-commerce, novas maneiras de trabalhar, home office, ações estratégicas para os varejistas etc.
No dia 17, o painel “Organizando o universo” receberá Kate Ancketill. Kate é uma desbravadora do futuro e uma guru do varejo com especialização em tecnologia, consumo e marca. Uma das principais estudiosas sobre tendências de comportamento e consumo, ela irá apresentar as estratégias adotadas por varejistas do mundo todo para lidar com as principais tendências que iremos enfrentar nos próximos anos: mudanças climáticas, custo de vida, tecnologia e saúde.
No período da tarde, Maurício Morgado, consultor e professor da FGV, moderará o painel “A era pós-digital e seus reflexos no varejo”, que terá a participação de Walter Longo, empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Nessa sessão, os palestrantes irão discutir como os varejistas têm lidado com a transformação tecnológica, organizando as variáveis do varejo em oportunidades e ampliando a relevância para o consumidor.
Já no dia 18, Carlos Piazza, darwinista digital e embaixador no Brasil do Teach the Future, pela Huston University, estará presente no grande auditório para falar sobre dessincronização, hipermodernidade, colapsos eminentes, o encurtamento do tempo. Nessa sessão, o especialista discutirá como esses elementos se integram nos novos paradigmas que surgem. Além de falar sobre a exigência da criatividade, do conflito permanente, do pensamento rizomático e de outros elementos essenciais para obter domínio sobre a construção do nosso próprio futuro.
No período da tarde, o painel “Como integrar os elementos e obter resultados efetivos” será mediado por Cristiano Eloi, jornalista e gestor de conteúdo das plataformas SuperVarejo, e terá a participação de Ignácio Sanches Villares, da Leroy Merlin, José Koch, cofundador e CEO do Grupo Koch, Marcelo Pimentel, executivo do GPA, Marcio Milan, da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e Pedro Lopes, presidente da APAS e cofundador do Lopes Supermercados. Nesse painel, os executivos debaterão sobre operações varejistas que têm obtidos resultados efetivos por sua capacidade de integrar pessoas, processos, tecnologias, parceiros e outros elementos no processo de transformação das suas organizações.