O comportamento de compra do consumidor está em constante mudança, principalmente durante o período de pandemia que acelerou a transformação digital de milhares de empresas do varejo. As soluções criadas para ajudar as empresas se multiplicam e, cada vez mais, contribuem para que a operação dos supermercados, por exemplo, se adapte rapidamente ao novo comportamento do consumidor e possa atingir melhores resultados de vendas.

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A Stone, empresa de tecnologia financeira, oferece uma plataforma de soluções completas para diferentes empreendedores brasileiros, incluindo os que atuam no setor supermercadista. Este ano, a empresa apresentou suas novidades para o programa de parcerias Stone Partner Program, com soluções para o varejo físico e online, durante a Autocom 2023, feira internacional de tecnologia para automação do comércio.

De acordo com João Barcellos, sócio da Stone e diretor do Stone Partner Program, o que levou a Stone ao setor de varejo foi a intenção de ajudar o empreendedor a aprimorar sua gestão, tendo maior controle do negócio e, a partir daí, crescer. “Sob a perspectiva da companhia, produtos integrados agregam valor ao cliente final e, junto a qualidade do serviço prestado ao mesmo, aumentam o uso de produtos financeiros e, consequentemente, reduzem o churn”, explica Barcellos.

Formas diferentes de vender

Segundo o diretor do programa de parcerias da Stone, o ecossistema oferece soluções para o varejo físico, online e omnichannel, com softwares de gestão integrados, frentes de caixas (PDVs), aplicativos e plataformas de e-commerce integradas às maquininhas da empresa. Por exemplo, a Linx, empresa especializada em tecnologia para o varejo adquirida pela Stone em 2020, conta com 11 diferentes formas de ajudar o cliente a vender, além do CRM e cashback. 

Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, também destaca outra frente voltada para ajudar o varejista a gerir o seu negócio. “Temos soluções para folha de pagamento, departamento de contas (pagar e receber), produção da fábrica, cadastro e distribuição de produtos para as lojas. Tudo que é para ajudar o varejista na gestão, nós incorporamos na nossa ferramenta. O varejista também pode receber os valores por diferentes meios de pagamento, como QR Code, cartão de crédito, boleto, do jeito que o cliente quiser”, explica.

Atenção aos desafios do dia a dia

Entre os desafios encontrados pela Stone para desenvolver soluções para os supermercados, o fato de ser um mercado em constante evolução faz com que a Stone e seu ecossistema de parceiros estejam sempre atentos às dores do dia a dia desses estabelecimentos e aos benchmarks globais, trazendo inovação para o mercado brasileiro. 

“Os maiores desafios são relacionados a velocidade de entrega de novos produtos, a rapidez com a qual inovações impactam o negócio, bem como a adaptação de operações atuais às necessidades de um consumidor mais digitalizado e disperso geograficamente, exigindo cada vez mais uma experiência rápida e omnichannel”, acredita Barcellos.

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