O primeiro dia do Congresso de Gestão trouxe ao público da APAS SHOW reflexões importantes sobre comércio eletrônico no Auditório e-Commerce. Na primeira palestra do dia, Minoru Wakabayashi, CEO da Shopping Brasil, Mentor e Investidor-Anjo em Startups e Investidor da Aceleradora WOW, falou sobre como entender a venda on-line diante das ofertas para o consumidor que se encontra no físico e no digital. O especialista chamou a atenção para a perda do poder de compra da população nos últimos anos, o que fez com que as estratégias de promoção fossem diferenciadas.
Ele explicou que, apesar do consumo ser em ominicanalidade, as ofertas tornaram-se exclusivamente digitais. Se antes os folhetos impressos eram o principal recurso em investimento, agora, as redes sociais dominaram, superando até mesmo canais tradicionais, como a TV aberta, uma realidade nova a partir da pandemia. “Temos de trabalhar as ofertas nas redes nos atentando para as características de cada uma. Entender o grupo de consumidores e preparar a oferta certa pensando em formatos específicos”, orienta.
Outro destaque da manhã foram os ensinamentos de Andres Mutschler, CEO da Westwing. O formato de negócio que a marca trabalha trouxe algumas percepções como o gosto por novidades, especialmente do consumidor on-line. Por isso, a marca se apoia em três pilares: curadoria, com uma seleção criteriosa de tudo o que é vendido; freshness, que significa novidades a cada novo acesso; e, por fim, o foco em conteúdo, que auxilia a comercializar um produto a partir do envolvimento com o tema que aquele item se relaciona.
Fechando a agenda do primeiro dia, um painel reuniu especialistas de grandes players do mercado varejista para falar de mix no e-commerce: Patricia Quintiliano, marketing do Vipcommerce; Bruna Habka, diretora executiva do Grupo Big Box; e Tadeu Freitas, diretor de e-commerce da Nestlé Brasil. A interação dos participantes abordou aspectos como a ampliação e ajustes de sortimento e a necessidade de investir nos mecanismos de buscas e filtros nas plataformas de varejo on-line, o que faz a diferença no ticket médio.
Com o tema “Supernova – Expanda o seu futuro”, que fomenta a discussão a respeito da hipersegmentação dos formatos e canais de venda supermercadista, o Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 reúne mais de 70 palestras distribuídas em 7 palcos: o Grande Auditório e mais 6 espaços temáticos (Dimensão Humana, E-commerce, Expansão Digital, Novos Formatos, Transformação Estratégica e Varejo Físico).