Com crescimento expressivo, a loja de vizinhança é um dos formatos considerados tendência em sucesso, mas, para sua constância e sustentabilidade, é preciso que sua operação seja adaptada à realidade que o formato exige.
Durante a palestra no painel “Novos Formatos sobre Lojas de Vizinhança”, realizado na APAS SHOW, os convidados Dácio Andrade Moraes, com passagens por Carrefour Brasil, Grupo Dia, entre outros; Marco Aurelio Lima, da Shopping Brasil; Gilmario Cavalcante, da Mercê do Bairro; e Jovino Reis, do Bahamas; falaram sobre a experiência de várias bandeiras supermercadistas que estão apostando no formato.
Os dois principais pontos focais da loja de vizinhança são a proximidade e o relacionamento, mas a operação de cada uma vai sempre variar conforme a localização e a realidade de cada bandeira. “A disseminação do propósito deve ser claro e é preciso ter em mente que a proximidade é estar presente em todos os momentos da vida do cliente”, enfatizou Gilmario Calcante.
LEIA TAMBÉM
Autoridades defendem redução de tributos do setor supermercadista na abertura da APAS SHOW
Supernova: grandes nomes estarão presentes no congresso da APAS SHOW 2023
“Precisamos olhar para a empresa para avaliar sua sustentabilidade e nível de competitividade, pois a distância entre lucro e prejuízo é pequena e precisamos ficar atentos”, complementou Jovino Reis.
Todos foram unânimes sobre a relevância de se acompanhar dados do mix de produtos e saber escolher bem os fornecedores, tendo como premissa um bom gerenciamento de categoria para o sucesso e perenidade das operações. “Sabemos que hoje o cliente não é fiel à sua loja e, por isso, um mix assertivo é tão importante, inclusive para diminuir perdas comuns no varejo”, concluiu Reis.
A APAS SHOW 2023 é o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre os dias 15 e 18 de maio.