Mediado por Manoel Alves Lima, sócio fundador da FAL Design Estratégico, o painel “Dark Store/Loja Autônoma”, que consiste em pequenos estabelecimentos, normalmente fechados ao criados para atender o mercado de delivery e servem como centro de armazenamento e distribuição de produtos para o e-commerce.
Falando sobre “E-commerce e Dark Store – o sucesso e o futuro dependem da informação”, Fábio Fialho, CMO da lnfracommerce destacou que as operações e processos dos formatos e-commerce e dark store são amplamente desconhecidas dos consumidores. “Há muito ainda a ser fazer e a se apresentar ao consumidor, que pouco ainda sabe sobre as vantagens da Dark Store”, diz.
Em contrapartida, para que se tenha sucesso, é preciso trabalhar com o uso da informação precisa, atualizada, sobre o comportamento de compra do consumidor local. “O uso da informação nos bastidores dessas operações é necessária para que essas operações tenham sucesso. E mais: layout otimizado, localização estratégica, inteligência quanto ao sortimento, integração entre canais”, complementa.
Na sequência, os presentes puderam acompanhar o Case Muffato: implantação e desafios da loja autônoma, apresentado por Fabio Cristiano Donadon, da Muffato e Vasco Portugal, da Sensei, que é uma solução de visão computacional em tempo real, com IA para o varejo que permite que as lojas do futuro sejam pagas e sem dinheiro.
E a pergunta que pairava no ar era: será possível um supermercado 100% autônomo no Brasil? Temos maturidade e tecnologia para isso? O Muffato, uma rede de supermercados fundada em 1974 em Cascavel (PR), mostrou que sim.
A rede de supermercados do Paraná inaugurou a primeira loja autônoma em que os clientes podem fazer os pagamentos automaticamente, sem passar por atendimento humano. O investimento foi de R$ 10 milhões e levou cerca de dois anos até ser concluído.
Donadon explica que o sistema funciona por meio de um aplicativo da empresa. Ao entrar na loja, o cliente ativa um QR code no aplicativo da rede e passa pela porta eletrônica — se ele entrar com mais de uma pessoa, tudo que o grupo fizer ficará registrado no app de quem liberou a entrada. “Ao caminhar pela loja de 250 m², 3,9 mil sensores captam o movimento de deslocamento do cliente e cruzarão com a localização dos produtos nas prateleiras e o que é retirado delas. Caso desista da compra, é preciso devolver o produto na prateleira com o sensor”, afirma.
O sistema é baseado em três etapas. A primeira é o monitoramento de cada produto e das pessoas que estão na loja. Não há reconhecimento facial, pois o rastreio é apenas pela posição da pessoa. Pelo peso, as prateleiras inteligentes permitem saber qual item foi retirado. Por fim, o sistema foi treinado para reconhecer todos os itens à venda. As etiquetas de preços da nova loja são digitais. Os preços são exibidos em telas que usam tecnologia parecida com a do leitor digital Kindle, e os valores podem ser modificados em instantes – facilitando promoções, por exemplo.
Fechando a rodada de palestras, Eric Dhaese, General Manager Rappi Turbo, abordou sobre “O Essencial Em Uma Operação de Dark Store”, ressaltando que não há dúvidas de que o e-commerce é um caminho sem volta para os supermercados de todo o mundo, para implantar o modelo e usufruir dos seus benefícios há várias alternativas logísticas, e uma delas é desenvolver uma operação dark store”, afirma. “Por ser bem diferente de uma operação física tradicional, exige novos processos e mentalidade”.
O Turbo, serviço de entregas ultrarrápidas do Rappi, reflete uma mudança do comportamento do consumidor, que passa a comprar mais itens de supermercado por aplicativo considerando o tempo de entrega. O Turbo é um botão disponível no superapp que permite o delivery de produtos em até 10 minutos, sendo o mais veloz do mercado nacional. Além da entrega de alimentos frescos e itens da categoria de mercado, o recurso, que é único na cidade, também passará a oferecer refeições prontas para o consumo no café da manhã, almoço, lanches e jantar. “O Turbo apresenta o tempo de entrega mais rápido do mercado, e nosso objetivo é facilitar a rotina de nossos usuários por meio da economia de tempo e da agilidade do serviço. Seguimos uma tendência mundial de entregas ultrarrápidas e trouxemos esse diferencial competitivo para o mercado brasileiro, devolvendo o que as pessoas têm de mais precioso: o tempo delas.”, explica Dhaese.