A conscientização dos brasileiros sobre o consumo de proteínas animais leva 28% dos consumidores do país a adotar o estilo “flexitariano”. De acordo com a pesquisa “O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant-Based 2022”, feita em 2022 pela The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil), este perfil busca reduzir o consumo de carnes e não excluir por completo e, por isso, é o foco de algumas marcas da indústria de proteínas alternativas.
O estudo aponta que 45% dos brasileiros optaram pelo consumo de novas proteínas por causa do aumento do preço da carne, enquanto 52% alegaram outros motivos envolvendo religião, influência de familiares e preocupação com animais. Neste cenário, a marca Incrível! vem ganhando destaque no Brasil e Camille Lau, diretora de marketing e trade da Incrível!, destaca que, segundo a pesquisa GFI, 1 em cada 3 consumidores brasileiros estão buscando incorporar novos tipos de proteínas em sua alimentação.
De acordo com a executiva, o consumidor flexitariano que consome proteína 100% vegetal busca a mesma experiência de sabor, textura e aroma do produto de origem animal. “Todos são bem-vindos e o consumidor pode escolher que tipo de proteína ele deseja sem abrir mão de uma comida saborosa e prática. A estratégia da marca para o ponto de venda passa pelos materiais, ações de degustação nas lojas”, explica Camille Lau.
Democratização do plant-based e visibilidade no PDV
Segundo Lau, as pesquisas feitas pela empresa mostraram que o consumidor busca por itens em diferentes ocasiões de consumo e isso motiva a companhia a aumentar o portfólio de forma assertiva. “Crescemos de 14 para 20 itens entre 2022 e 2023 no varejo e inauguramos categorias inéditas dentro do mercado de proteínas vegetais. O objetivo de Incrível! é garantir que o consumidor encontre opções variadas de refeições para consolidar seu propósito de democratizar o plant-based”, afirma a diretora de marketing e trade da Incrível!.
Para Camile, a ativação da marca nos supermercados precisa garantir, sobretudo, a visibilidade dos produtos. “Hoje, sabemos que o consumidor busca a categoria de proteínas 100% vegetal no setor de congelados e, por isso, a ativação de produtos nesta parte da loja é fundamental. Em 2021, mais de 40% das pessoas tinham dificuldades para encontrar esses produtos no ponto de venda. É fundamental que os varejistas deem visibilidade para a categoria em suas lojas”, completa.
Para mim e minha família os produtos de proteína vegetal entraram no cardápio mensal, sendo que também não dispensamos a carne animal.
Reduzimos a carne animal no mínimo em 50%.
Nem sempre os encontro nos supermercados.