A Kraft Heinz, dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices no Brasil, conquistou a redução de 50% em seu tempo médio de lançamentos de novos produtos ao mercado nacional, passando de 17 meses para 8 meses. Enquanto em 2021 a companhia lançou quatro novos produtos no Brasil, em 2022 alcançou a marca de 17 novos lançamentos. Como resposta, o faturamento da companhia advindo de lançamentos aumentou em 4x no período, dispondo dos mesmos recursos.
Dentre as melhorias implementadas, Kraft Heinz passou a incluir todos os seus projetos de inovação em um sistema unificado, com mapeamento das etapas de desenvolvimento e consolidação das informações sob uma automatizada gestão de métricas. A companhia também contou com consultorias externas para tornar o processo mais enxuto e assertivo.
“Foram mais de 6 meses de revisão de rotinas, engajamento do time e mudança de mentalidade com que operamos os projetos de inovações e melhorias de produto. Fazer produtos deliciosos é parte do nosso DNA e agora estamos ganhando ainda mais velocidade de inovação e gestão do nosso portfólio. Sempre colocando consumidores e clientes no centro, o resultado é visível no aumento da nossa participação de mercado nas nossas principais categorias”, afirma Marta Oliveira, Diretora de Estratégia e Transformação da Kraft Heinz Brasil.
Um dos principais lançamentos dos últimos meses foi a linha Heinz de Maioneses Saborizadas. Após amplas pesquisas e testes junto a consumidores e chefs, a companhia apresentou com exclusividade no Brasil dois novos sabores de maionese, ‘Alho tostado com ervas’ e ‘Páprica defumada’, que por exemplo, atingiu 2% de market share após 6 meses do lançamento.
Em cumprimento de sua agenda ESG, Kraft Heinz desenvolveu toda a sua cadeia de suprimentos para assegurar a produção com 100% de ovos de origem caipira. Com isso, conquistou em 2022 o selo Certified Humane, que sustenta o compromisso com boas práticas de bem-estar animal.
Com a iniciativa de aceleração das inovações, Kraft Heinz já ampliou a disponibilidade de produtos para o mercado, aumentando a categoria de maionese com opções saborizadas. A empresa ainda estuda a entrada em novas categorias.