O varejo de alto giro, especialmente os produtos alimentares que disputam espaço nas gôndolas dos supermercados, trabalha com foco constante em inovação para estimular o aumento do consumo nas lojas. Independente da rede, o sucesso de um novo produto traz benefícios para todo o varejo e, ao mesmo tempo, convive com um alto índice de mortalidade, onde nem todos emplacam. Porém, marcas como Hellmann’s seguem investindo em inovação e, recentemente, a empresa apresentou aos brasileiros uma versão de maionese sabor “churrasco”.

LEIA TAMBÉM
SuperVarejo de junho traz a cobertura completa da 37ª APAS SHOW 2023
Rede Supermarket inaugura segunda unidade em Bacaxá, Saquarema (RJ)

De acordo com Carolina Riotto, diretora de marketing de Hellmann’s, a salada feita com maionese é ingrediente presente no churrasco dos brasileiros e isso motivou o desenvolvimento do novo sabor no portfólio da marca. “Tivemos uma jornada extensa de validação e co-criação com os consumidores e o resultado é um produto versátil para trazer ao dia a dia uma das refeições mais amadas pelos brasileiros”, conta a executiva. 

Para Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, empresa de estratégias para o varejo, o fator chave para uma marca é ampliar seu portfólio com relevância e não com redundância. “A diversificação que agrega valor ao portfólio e que traz demanda nova tem prioridade no varejo, principalmente porque são itens com melhor desempenho dentro de um espaço limitado”, avalia o especialista.

Gatilho de consumo e nichos específicos

Carolina acredita que este lançamento atende o desejo dos consumidores e amplia a oportunidade de compra. Para isso, a executiva destaca a logística da empresa para evitar rupturas nas gôndolas. “Nosso principal gatilho de consumo nas lojas do varejo é controlar a disponibilidade de produtos. Assim, sempre privilegiamos a distribuição pelo país inteiro, o que é um desafio enorme pois o Brasil tem proporções continentais”, afirma a diretora de marketing de Hellmann’s.

Segundo Serrentino, posicionar um novo item do portfólio de marcas tradicionais para atender nichos específicos de consumidores é fundamental e impacta diretamente na forma de comunicar, ativar e posicionar os produtos, assim como usar os canais certos, de acordo com o público alvo almejado. “Hoje, faz todo sentido para as marcas da indústria se conectarem com influencers, usar as redes sociais, onde o público engaja muito. Já na loja, o trade precisa trabalhar junto com a indústria para dar mais visibilidade para os novos produtos”, completa o consultor e conselheiro de empresas, Alberto Serrentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *