A integração da sustentabilidade nas estratégias do negócio é um tema importante para a M. Dias Branco. Um dos desafios da marca nacional em massas e biscoitos, que tem se voltado para a redução das emissões em toda a sua cadeia de valor, é a utilização de materiais plásticos recicláveis, compostáveis e biodegradáveis em 100% até 2030.
Para atingir a meta, foram criados Grupos de Trabalho (GT) para os temas materiais da companhia, como o GT de Embalagem, que assumiu desafios, dentre eles, a meta de obter 100% dos itens de caixas de papelão e filmes de enfardadeiras com, no mínimo, 40% de material reciclado e /ou renovável em sua composição. As iniciativas técnicas e sustentáveis na área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) abrangem todo o portfólio de embalagens da M. Dias Branco, incluindo as suas mais de 20 marcas, como Piraquê, Vitarella e Adria.
Roberta de Oliveira, gerente de P&D Embalagens, explica que os avanços são obtidos a partir da mobilização de muitas ações internas e de parcerias com fornecedores, que fazem toda a diferença para o alcance dos resultados.
No ciclo passado, entre 2014 e 2021, a M. Dias Branco assumiu o desafio de reduzir o consumo total de plástico em 1,2% por ano. Em 2022, a companhia chegou a atingir o índice de 96,79% de uso de embalagens recicláveis. Já no primeiro trimestre de 2023, apresenta evolução com a utilização de 97,04%. “O olhar cuidadoso, focado no aumento do percentual de reciclabilidade e circularidade dos nossos produtos, já vinha gerando êxito, assim como a redução do consumo de plástico. Agora, ampliamos a meta. Todos esses resultados repercutem diretamente na redução da poluição do planeta, do consumo de recursos naturais e, inclusive, das emissões de gases de efeito estufa da M. Dias Branco”, complementa Roberta.
A Jasmine Alimentos, marca com foco em alimentação saudável da M. Dias Branco, iniciou um projeto em 2021 com a eureciclo, empresa de soluções para a logística reversa de embalagens, o que levou a realizar, naquele ano, a compensação ambiental de 22% de suas embalagens a partir de logística reversa. Em 2022, o índice atingiu 100%, com mais de 1.800 toneladas de embalagens compensadas desde o início da ação.
A parceria com a eureciclo é feita por meio da coleta de 100% dos resíduos gerados pela marca com embalagens, sendo que todo material é destinado para reciclagem. O projeto é fundamental para a trajetória sustentável da Jasmine, que, a partir de sua realização, passou a incluir o selo de sustentabilidade em suas embalagens, que contam com mais de 100 produtos entre orgânicos, sem glúten, zero açúcar e integrais.
“O objetivo da parceria entre Jasmine e a eureciclo é elevar as taxas de reciclagem e criar valor para os agentes da cadeia, além de promover iniciativas concretas que trazem benefícios para todos nós enquanto marca e sociedade”, comenta Heloisa Gerbelli, gerente de marketing da Jasmine.