Caio Bernal, diretor comercial da Scanntech, mediou, no NSG (Next Supermarket Generation), uma conversa entre Ageu Pedro Junior, diretor tech da Leroy Merlin, Roberto Soares, diretor de Logística e Abastecimento do Grupo Pereira, e Fábio Veras, founder da Omni Consulting, sobre a tecnologia aplicada à área de abastecimento, também conhecida como supply chain.
Os participantes concordaram que a maior dificuldade hoje neste setor é conseguir entregar o produto ideal no momento em que ele precisa ser utilizado. O objetivo é sempre tentar sincronizar a operação para trazer conforto e comodidade para o shopper.
Uma das ferramentas que ajuda nessa missão é a inteligência artificial para análise de dados, algo ainda recente para a área de logística, mas que já tem feito diferença para as operações que fazem uso disso. “A indústria, por ter mais histórico do que o varejo, consegue aprimorar mais suas entregas por ter dados mais aquecidos e trabalhados”, explica Veras.
Ageu Pedro Junior, no entendo, reforça que a IA vai aumentar a velocidade na tomada de decisões para a área de logística, com soluções aprimoradas e inteligentes, mas não terá o papel de substituir profissionais. “A IA vai turbinar a performance, gerando um ambiente mais prático e moderno baseado nos próprios anseios do consumidor”, explica. Já Soares entende que ter muitas oportunidades já mapeadas na rotina do Grupo Pereira tem ajudado a melhorar os resultados do negócio.