Nessa segunda-feira (17), aconteceu o segundo dia da NRF 2022: Retail’s Big Show, com palestra de John Furner, CEO do Walmart nos EUA, convidado por Matt Shay, presidente e CEO da NRF, para descrever o início de sua carreira no varejo, além de debater sobre assuntos como diversidade, inclusão e o “novo normal” do mercado de varejo.
“Comecei no varejo em meados da década de 1990. Tinha certeza de que não trabalharia no varejo. Eu queria ser músico, o que não estava dando certo, então, para sustentar minha renda, consegui um emprego de meio período em uma loja do Walmart”, conta John Furner.
E, basicamente, ele nunca saiu. “Comecei a descobrir que poderia lançar uma grande carreira aqui e aprendi que pessoas de varejo bem-sucedidas são pessoas que realmente gostam de servir outras pessoas e resolver problemas. Entre aquelas pessoas cujos problemas precisam ser resolvidos estão os clientes. Os clientes estão mudando e é essencial que os varejistas entendam essas mudanças e as atendam”, disse Furner sobre perfil do cliente, um tema comum no Big Show 2022.
“Uma coisa que eles descobriram, é um forte desejo de fazer compras da maneira que quiserem. Os consumidores adoram o comércio eletrônico em todas as suas formas, mas também adoram ir à loja. De fato, o Walmart relatou um aumento no tráfego de lojas nos últimos trimestres.” Ele observou.
Diversidade e inclusão
Voltando a outro tópico muito discutido do varejo, Shay disse: “O Walmart é o maior empregador individual no varejo, e o varejo é o maior empregador do setor privado na economia. Fale conosco sobre diversidade e inclusão hoje e como prestar atenção a isso cria uma oportunidade real para o setor de varejo, uma oportunidade de atrair a equipe mais talentosa possível.”
Citando um relatório entregue pelo Walmart no início deste ano, Furner observou que cerca de 56% das novas contratações da empresa são pessoas negras; 44% das pessoas promovidas à gerência no ano passado são mulheres, e dessas, 39% são negras e 18% são latinas.
Visão do setor
Como pergunta final, Shay perguntou ao John Furner como ele e sua equipe estavam pensando sobre inflação, questões da cadeia de suprimentos e outros desafios enfrentados pelo setor.
“Estamos em uma economia em rápido crescimento com um alto nível de demanda”, disse Furner, “o que levou a falta de estoque, problemas na cadeia de suprimentos e aumentos de preços. Duas coisas importantes que ouvimos de nossos consumidores são sobre sua saúde e segurança e o aumento da inflação. Nós, como indústria, precisamos trabalhar juntos para remover custos da cadeia de suprimentos, para garantir que nossos clientes possam pagar o que precisam. ”