Para grandes marcas do varejo, acompanhar o comportamento do consumidor é determinante para competir no mercado brasileiro. Nesse cenário, a ampliação de portfólio bem feita é aquela que consegue diferenciar um produto diante do mercado e atrair os consumidores que já esperavam por ele. A marca de pães Pullman, do Grupo Bimbo, é uma das que desenvolve a ampliação de seu portfólio de forma estratégica, acompanhando de perto as necessidades e desejos dos consumidores com pesquisas constantes.

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Segundo André Ramello, diretor de marketing da Bimbo Brasil, além de inovar ao levar o pão artesanal para a casa dos consumidores, a linha Artesano alcançou seu maior sucesso durante a pandemia. “Em 2020, criamos a linha ‘Pão na Chapa’ que é um dos nossos maiores sucessos e ajudou as pessoas a reviverem o hábito de comer o pão na chapa da padaria, mesmo dentro de suas casas”, diz o diretor de marketing.

Considerando uma pesquisa feita pelo Datafolha este ano, a marca Pullman, segue como líder da preferência dos paulistanos quando o assunto é o pão escolhido para o café da manhã. Ramello entende que o objetivo da marca é trazer praticidade para a categoria e ampliar as situações de consumo com produtos que podem ser consumidos em qualquer hora do dia. 

Público, planejamento e diferenciais do Grupo Bimbo

Para Ulysses Reis, professor de varejo da FGV e diretor da Treinasse Consultoria, a linha Artesano acerta em cheio com a versão ‘Pão na chapa’ por ser um alimento que a maioria dos brasileiros gostam e, assim, a empresa aproveita uma necessidade de mercado que já existe por esse produto. “O público já está cansado de comprar os mesmos produtos de sempre e muitas pessoas estão buscando itens diferenciados em busca da melhoria da saúde. Ao caracterizar uma linha de produtos como ‘artesanal’, a indústria traz uma ideia intrínseca de insumos melhores para a saúde do consumidor”, explica.

De acordo com o professor, existem diversas formas de ativar a ampliação de portfólio nos supermercados e, em todas elas o trabalho jamais deve ser feito de maneira pontual. “Nunca trabalhamos o trade de forma pontual. A estratégia tem que ser feita de forma ampla, com antecedência, sabendo qual público atingir em cada região, sua faixa etária, renda, hábitos de consumo. É cada vez mais difícil atender todas as pessoas e, por isso, algumas marcas lançam produtos, ganham clientes, mas atrapalham outras linhas da mesma marca”, ensina Ulysses Reis.

André Ramello acredita que um dos diferenciais da linha Artesano em relação aos seus concorrentes diretos foi o pioneirismo da marca nesta categoria de produtos. “Acompanhamos o crescente interesse do consumidor brasileiro por produtos artesanais e essa demanda e o nicho de mercado inexplorado nos levou a ser pioneiros em trazer para o consumidor uma receita original e exclusiva. Um produto inovador na categoria, pensado para agradar pessoas exigentes e que também valorizam a praticidade”, conclui o diretor de marketing da Bimbo Brasil.

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