A tecnologia invade o setor varejista a cada nova ferramenta criada pelas empresas especializadas em soluções e experiência para este setor. Uma das novidades que ainda engatinha no Brasil é o serviço de pagamento por reconhecimento facial. Mas, apesar de poucas referências no mercado nacional, a rede de supermercados Zona Sul começa a oferecer o serviço em pontos de venda no Rio de Janeiro.

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Sérgio Lema, gerente de TI da rede de supermercados Zona Sul, explica que o maior desafio para aplicar a ferramenta de reconhecimento facial nos pontos de venda foi a integração entre o sistema da Payface, empresa fornecedora da tecnologia de pagamento, com o software de PDV da rede. “Conseguimos melhorar a experiência de compra do nosso cliente, que agora paga suas compras sorrindo, com toda a segurança, não precisando mais levar a carteira ou o celular para isso”, diz.

Segundo o executivo de TI do Zona Sul, o retorno dos clientes em relação ao meio de pagamento é muito positivo e, em média, são feitas 1.300 transações por mês nas lojas. “Quem conhece usa muito. São clientes fiéis a essa modalidade de pagamento. O Zona Sul foi o primeiro supermercado a utilizar a tecnologia de reconhecimento facial no Rio de Janeiro, se fortalecendo como uma empresa inovadora”, afirma Sérgio Lema.

Praticidade, segurança e experiência

De acordo com Felipe Campos Barroso, COO da Payface, a rede de supermercados Zona Sul já conta com 11 lojas com a tecnologia de reconhecimento facial no checkout e os principais atributos estão relacionados com praticidade, segurança e melhor experiência. “O checkout tem um processo muito mais fluido pela praticidade de um meio de pagamento que não está na bolsa ou na carteira. De fato, usar somente o rosto para pagar é um processo mais simplificado, fácil e seguro”, aponta Barroso.

O COO da Payface acredita que o principal aspecto operacional que o sistema facilita para os supermercados é transformar os processos de identificação e pagamento em uma única jornada, integrada e rápida. Para o gerente de TI da rede Zona Sul, é necessário investir em treinamento. “Todos os trabalhadores que fazem a operação de frente de loja, assim como os demais colaboradores, devem conhecer muito bem o sistema de pagamento antes da empresa divulgá-lo”, completa.

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